Atenção!A página impressa é diferente da página exibida na tela do computador.
Precisando do nosso logo? Baixe-o em um dos seguintes formatos:
Vetorial (.svg)|Rasterizado em alta resolução (.jpg)|Ícone (.ico)
Obs.: não utilize nossa marca sem autorização.
Feito!
Erro!
Logo oeste capital topo.PNG
93,3 FMOuça ao vivo
Tocando agora: Daqui a pouco mais músicas na Oeste Capital!

Cooperativas promovem ações com foco em sustentabilidade no Dia C, em Chapecó

VoltarVeja também
« Última» Primeira
ImprimirReportar erroTags:joão, disponível, extensão, correta, separação, folders, minhocultura e demonstração956 palavras16 min. para ler
Cooperativas promovem ações com foco em sustentabilidade no Dia C, em Chapecó
Ver imagem ampliada
Neste sábado (2), dia internacional do cooperativismo, cooperativas de todo o país demonstrarão a força da cooperação por meio de atividades de integração do trabalho voluntário, cultura, promoção da saúde, preservação do meio ambiente, lazer, entre outras. A iniciativa integra as ações do Dia C, organizado pelas cooperativas com apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, como a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
Em Chapecó, a programação contempla ações promovidas pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, com o apoio da Fundação Aury Luiz Bodanese, e parceria com a Apae, Polícia Militar Ambiental, Unoesc Chapecó, Associação Chapecoense de Futebol, Unopar, Verde Vida, Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó, Sebrae/SC, ACIC Chapecó, Unimed Chapecó, UCEFF, Sicoob Maxicrédito, Sicredi, Unochapecó, Folle, Sem Fronteiras Consultoria Junior, Associação Coral de Chapecó e Reciclagem de Eletrônicos Chapecó (REC). 
De acordo com a gerente de comunicação e presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado, a cada ano o Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (COPAC), constituído pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e pela a Organização das Nações Unidas (ONU), escolhe uma temática para ser trabalhada. “A proposta envolve trabalhadores da cooperativa, voluntários da fundação, entidades parceiras e a comunidade, todos em prol da sustentabilidade e da cooperação”, explica Isabel.
A assistente social da Unimed Chapecó, Juciele Wrublewski, ressalta que a união das cooperativas de todos os ramos no Dia C, oportuniza a multiplicação de iniciativas estruturadas que beneficiarão as pessoas ao longo do ano.
PRAÇA CORONEL BERTASO
As ações da Aurora estão focadas na campanha “Eu acredito no cooperativismo”. Serão promovidas atividades de sensibilização voltadas à sustentabilidade nos três eixos: social, econômico e ambiental. A iniciativa terá início às 9 horas na Praça Coronel Bertaso, no centro de Chapecó com encerramento previsto para as 12 horas.
No âmbito do eixo social está prevista contação de histórias com a Kombi Biblioteca Itinerante, brinquedos infláveis, jogos, pintura facial e de desenhos, oficina de jujubas, distribuição de algodão doce e mateada. Também estarão disponíveis as ações da Fundação: A Turminha da Reciclagem e Família é Tudo. O evento contará com uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal. Além disso, o Coral de Chapecó e a Banda Marechal Bormann se apresentarão durante o evento e a Unopar oferecerá aula de zumba.
            Disposição de livros infantis para leitura no local, higienização fácil com acadêmicos do curso de Estética e técnicas de primeiros socorros do curso de Segurança do Trabalho da Unopar também estarão disponíveis.
A Unimed Chapecó promoverá ações de serviço de saúde e o curso de Psicologia da Unoesc desenvolverá o serviço de Orientação Psicológica e de Orientação Profissional. A Apae fará a distribuição de flayers sobre prevenção.
            Cada unidade da Aurora de Chapecó e as instituições parceiras serão convidadas a arrecadar junto a seus empregados e sócios itens de higiene pessoal que serão entregues no “Dia C” e depositados em um “Termômetro”. O material será destinado, posteriormente, a instituições sociais com essa necessidade.
            No eixo ambiental serão distribuídas mudas e feita a orientação de plantio com a Uceff, o recolhimento de lixo eletrônico (pilhas e baterias) e óleo de cozinha com o Verde Vida. Serão entregues sacolas ecológicas e brindes do Sescoop. A Turminha da Reciclagem da Fundação também estará presente. O “Quebra-cabeças gigante” do curso de Gestão Ambiental da Unopar estará disponível, assim como o ônibus institucional do Sicoob e a demonstração do projeto minhocultura da Apae. O Fórum de Resíduos Sólidos fará a entrega de folders para a separação correta.
            No eixo econômico o Programa Família é tudo, da Fundação, e o Programa de Extensão da Unochapecó marcarão presença no evento. A Empresa Júnior e o curso de Administração da Unoesc promoverão planejamento financeiro familiar, e o curso de Ciências Contábeis estará com o impostômetro à disposição dos visitantes. Além disso, o Sicoob Maxicrédito promoverá a distribuição de cartilhas de educação financeira, cofrinhos e pipoca doce. O Sebrae/SC disponibilizará consultores da área de finanças e o Sicredi, orientações sobre planejamento financeiro.
            A Associação Chapecoense de Futebol (ACF) participará da comemoração com um espaço em que contará com a presença de alguns jogadores do clube. A programação também contemplará outras cidades em que a Aurora Alimentos possui unidades e todas trabalharão o tema “Cooperar é o melhor jeito”.
SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
Para promover a saúde e a sustentabilidade, neste sábado (2), a Unimed Chapecó terá programação especial em alguns pontos do município.  As ações incluem o Dia da Saúde, das 8 às 12 horas, na sede do Programa de Medicina Preventiva (Univida), com oficinas de acuidade visual, higiene das mãos, alimentação saudável e cuidados com a voz. Ali, haverá entrega de kit de higiene pessoal e lanche saudável que beneficiará 85 crianças do Programa Esporte Comunitário – estudantes de duas escolas públicas municipais com idade de 8 a 14 anos. São parceiros a Ótica Diniz, Prefeitura e Sest/Senat. 
Outra atividade está relacionada à divulgação da “Campanha Eu ajudo na lata“ com entrega de garrafas, flyers e cartazes na Praça Central e nos estabelecimentos comerciais da Avenida Getúlio Vargas. A ação conta com a parceria da Cooperativa Central Aurora Alimentos e será conduzida com a participação dos adolescentes do Projeto Galera Unimed, das 9 às 12 horas. A campanha tem por objetivo arrecadar lacres de latas de alumínio e o valor adquirido com a revenda será revertido em cadeiras de rodas ou outro tipo de item que proporcione acessibilidade às pessoas com deficiência.


A programação prossegue no Shopping Pátio Chapecó, das 14 às 21 horas, com atendimentos voltados à saúde como: aferição de pressão arterial, teste de glicose, entrega de maçãs e orientações nutricionais e de fonoaudiologia, entrega de brindes do Dia C e campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal. São parceiros o Shopping Pátio Chapecó, Lojas Americanas e Farmácia São João (shopping).  

Fonte:MB Comunicação
Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it

Últimos recados

Curta o nosso site!