Atenção!A página impressa é diferente da página exibida na tela do computador.
Precisando do nosso logo? Baixe-o em um dos seguintes formatos:
Vetorial (.svg)|Rasterizado em alta resolução (.jpg)|Ícone (.ico)
Obs.: não utilize nossa marca sem autorização.

Por favor, aguarde.
Link curto para esta página:


Feito!
Erro!
Logo oeste capital topo.PNG
93,3 FMOuça ao vivo
Tocando agora: Daqui a pouco mais músicas na Oeste Capital!

Exposição O imaginário Engajado na Galeria Municipal de Arte em Chapecó

VoltarVeja também
« Última» Primeira
ImprimirReportar erro548 palavras9 min. para ler
Exposição O imaginário Engajado na Galeria Municipal de Arte em Chapecó
Ver imagem ampliada
      A Exposição O imaginário Engajado tem abertura dia 17 de outubro na Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen, em Chapecó  


    A arte produzida para esta exposição apresenta um universo singular nomeado por pessoas comprometidas com a criação na relação arte e vida. Apresenta-se obras de artistas e designers que agem e interagem com imagens de forma divertida na organicidade das composições. 

    O projeto surge como propósito de estabelecer a discussão entre a arte e a sociedade chamando a atenção para uma causa nobre que nos atinge direta ou indiretamente a cada dia. Engajar-se em um projeto que tem como causa nobre o bem da humanidade com ações na prevenção do vírus HIV e traz à tona a responsabilidade que cabe a cada um de nós.

    A partir das ações criativas que não deixam de transparecer o lúdico e o divertido, cada artista desenvolve um discurso articulado em torno da relação do artista como um propositor de uma campanha engajada.

    O artista assume o papel de um ator social ativo que não está alienado aos problemas sociais que afligem a humanidade de forma geral. Utilizar-se de uma linguagem artística para transmitir um pensamento ou uma ideia já foi uma das práticas utilizadas a muito tempo por Pablo Picasso com a obra Guernica, Candido Portinari com a obra Retirantes, Hélio Oiticica com a obra Seja herói seja marginal, Anna Bella Gueiger com a obra Burocracia, dentre tantas outras de nossa história.

    Apresentar publicamente uma obra articulada a uma campanha para o bem público requer um engajamento substancioso como indutor de informação que desperte a reflexão sobre a estrutura urbana na promoção da saúde das pessoas.

    Os artistas tem como plataforma criativa uma mistura de lápis de cor, giz pastel seco, aquarela, tinta acrílica, papel, paredes, folhas de revista, graffite, canetas, impressão digital, serigrafia e tudo mais que puder imaginar esboçando seus desenhos portadores de significados que alcançam o sentido quando articulados pelo expectador.

    Presencia-se personagens ora monstros, ora pessoas em momentos de vida, ora singelos, ora ostentoso registrados pela plasticidade pessoal. De uma forma ou de outra os artistas homenageiam a vida, a felicidade, a peculiaridade das pequenas coisas, em um desejo de tornar o mundo um pouco melhor.  O grupo de artistas chama atenção de forma poética para um problema social com a humanidade e tenta amenizar os efeitos pesados através de personagens imagéticos, diferentes e inusitados em caras e bocas, tentáculos e chifres assimétricos e desencaixados e ainda formas gráficas articuladas a organicidade dos desenhos causando estranheza pelo bizarro resultado.

    Cabe ao expectador captar a mensagem e mergulhar nela como um engajador da causa anunciada firmando o pretenso propósito.

Artistas: Éder Minetto, Marlowa Pompermayer Marin, Rodrigo Cardoso dos Santos e Rogério Puhl.

Curadoria: Sandra Abello.

Coordenação: Ricardo Malacarne.

Iniciativa: GAPA/Chapecó

Local: Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen, Chapecó/SC.


Abertura: 17 de outubro de 2016 às 19h30mim.

Período da exposição: De 18 de outubro a 25 de novembro de 2016.

Horário de visitação:

    De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

    Sábados, das 10h às 14h.

    Domingos e feriados, das 12h às 16h.

Agendamentos de mediação: 49 3319-1015 | artesvisuais@chapeco.sc.gov.br

Fonte.Setor de Artes Visuais- Secretaria de Cultura de Chapecó

Fonte:Secretaria de Cultura de Chapecó
Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it

Últimos recados

Curta o nosso site!