Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

ACAV aprova rigor na prevenção da gripe aviária#

🔀
O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), José Antônio Ribas Júnior, considera necessária e apropriada a publicação da Instrução Normativa nº 8 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para reforçar as medidas de biossegurança nos estabelecimentos avícolas brasileiros e prevenir a entrada da influenza aviária. "Um episódio como este seria desastroso para a economia catarinense e brasileira por longo período", adverte.
Dentre as medidas da IN 8 está a proibição de alojamento de novas aves em galpões de corte ou produção de ovos que não possuírem tela de isolamento. Os produtores terão o prazo de 540 dias, a partir da publicação da norma, para se adequarem às novas regras. As telas nos estabelecimentos são fundamentais, pois impedem o contato dos animais da produção com pássaros silvestres que podem ser portadores da doença. A medida é uma alternativa eficaz de prevenção à enfermidade. Também ficará proibido o alojamento de novas aves em estabelecimentos avícolas que não apresentarem requerimento de registro na Secretaria de Defesa Estadual, no prazo de 365 dias.
A instrução – de cuja elaboração a ACAV participou – foi publicada devido ao aumento contínuo de casos de gripe aviária ao redor do mundo. O Brasil ainda é o único grande exportador mundial de carne de frango que nunca registrou casos de influenza aviária.
Fonte e imagem: MB Comunicação

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:novas, aviária, estabelecimentos, casos, dias, prazo e produção217 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out