Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Amazônia enfrenta mês de setembro com recorde de queimadas e seca severa#

🔀


Setembro marca um mês calamitoso para a Amazônia, com um número alarmante de focos de queimadas, tornando-se o pior mês do ano nesse quesito. O Estado do Amazonas enfrenta uma situação crítica, sendo palco de mais de 7 mil focos de incêndio, o que representa o segundo maior número para o mês de setembro.

Essa crise ambiental é exacerbada por uma seca sem precedentes que atinge o Estado, podendo bater recorde e se estender até janeiro. A situação dos rios estratégicos é crítica, afetando a vida de milhares de pessoas e a biodiversidade local. O Rio Negro é um dos mais afetados, levando a cidade de Manaus a decretar estado de emergência.

A seca severa força o Amazonas a declarar estado de emergência em 55 municípios, ressaltando a gravidade do cenário atual. A falta de água e o aumento dos incêndios florestais afetam não apenas a fauna e a flora, mas também as comunidades locais, que dependem dos recursos naturais para sobrevivência e enfrentam agora a deterioração da qualidade do ar.

Em Manaus, uma densa camada de fumaça encobre a cidade, comprometendo ainda mais a qualidade do ar e colocando a saúde da população em risco. As queimadas, mesmo diminuindo em outros Estados como o Acre, ainda causam significativa piora nas condições atmosféricas.

Esse conjunto de eventos climáticos e ambientais ressalta a urgência de medidas eficazes para o combate às mudanças climáticas e a preservação da Amazônia. O bioma, que é essencial para o equilíbrio climático global, enfrenta ameaças constantes que comprometem sua integridade e a vida de milhões de seres que habitam a região.

O momento exige ação rápida e contundente de autoridades locais, nacionais e internacionais, bem como conscientização e mobilização da sociedade civil para enfrentar essa crise, que transcende as fronteiras do Brasil e afeta todo o planeta. É imperativo que esforços conjuntos sejam realizados para frear a destruição desenfreada e garantir um futuro mais sustentável para todos.

O post Amazônia enfrenta mês de setembro com recorde de queimadas e seca severa apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/amazonia-enfrenta-mes-de-setembro-com-recorde-de-queimadas-e-seca-severa/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:estado, mês, seca, enfrenta, queimadas, amazônia e setembro338 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out