Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Anvisa autoriza empresa a importar células germinativas e embriões#

🔀


A Anvisa concedeu autorização à empresa Feher Serviços S/C Ltda. para desempenhar atividades essenciais de importação, transporte e distribuição de células germinativas, tecidos e embriões humanos no país. 

A análise da Agência tem como objetivo assegurar a qualidade e a segurança do material importado. A autorização garante que a empresa cumpre as normas de Boas Práticas em Células Germinativas, Tecidos Germinativos e Embriões Humanos (RDC 771/2022). 

A Feher Serviços S/C Ltda. poderá realizar a importação de amostras seminais dos seguintes bancos estrangeiros:  

a) Seattle Sperm Bank, dos Estados Unidos.   

b) European Sperm Bank, da Dinamarca. 

No ano de 2023, a CrioBrasil Serviços Ltda. também foi habilitada a realizar a importação de amostras seminais do banco estrangeiro Fairfax Cryobank, dos Estados Unidos. 

Outros estabelecimentos e Centros de Reprodução Humana Assistida (CRHAs) brasileiros estão engajados no processo de aprimoramento e adequação de seus procedimentos operacionais para serem habilitados como importadores brasileiros de gametas e embriões.  

Importação de gametas e embriões pelo Brasil  

As técnicas de reprodução humana assistida (RHA) podem ser realizadas com gametas e embriões doados e processados nos centros brasileiros e por meio da utilização de material biológico proveniente de doadores estrangeiros.  

Com o aumento global de importações de gametas e embriões, torna-se crucial estabelecer requisitos específicos para garantir a segurança e a qualidade desses materiais importados. 

Além de avaliar a qualidade das amostras, as empresas importadoras devem garantir a conformidade com a documentação, regulamentações estrangeiras e locais, bem como procedimentos padronizados. 

Todos os lotes importados devem ser revisados e certificados quanto à qualidade antes de serem liberados para as clínicas brasileiras. 

Além disso, as empresas importadoras são responsáveis por aplicar mecanismos de controle das gestações, para cumprir com o disposto na resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). A norma dispõe que o registro dos nascimentos evitará que um doador tenha produzido mais de dois nascimentos de crianças de sexos diferentes em uma área de 1 milhão de habitantes.  

 A empresa importadora deve avaliar, no mínimo, os seguintes aspectos para cada importação:  


  • documentação aduaneira;  


  • todos os laudos de triagem clínica e laboratorial necessários para avaliar a qualidade e a segurança da amostra importada;   


  • regularização atual dos bancos de origem junto às autoridades competentes estrangeiras;  




  • regularização dos centros destinatários junto à Vigilância Sanitária (Visa) local; e  


  • codificação utilizada em conformidade com os procedimentos padronizados e acordados.  



Segundo a RDC 771/2022, a importação de células germinativas, tecidos germinativos e embriões humanos pode ocorrer por meio das modalidades de importação do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), Remessa Expressa ou Declaração Simplificada de Importação.  

É proibida a importação pelas modalidades de remessa postal, bagagem acompanhada e bagagem desacompanhada.  

Fonte: Anvisa

O post Anvisa autoriza empresa a importar células germinativas e embriões apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/saude/anvisa-autoriza-empresa-a-importar-celulas-germinativas-e-embrioes/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:importação, embriões, qualidade, gametas, germinativas, células e empresa452 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out