Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Atlas Violência 2023: Mortes de 66 jovens por dia no Brasil#

🔀


O Atlas da Violência 2023 lança um olhar alarmante sobre a situação dos jovens no Brasil. Em 2021, quase metade dos jovens entre 15 e 29 anos que morreram foram vítimas de violência letal. Essas mortes não apenas ceifam vidas prematuramente, mas também interrompem trajetórias educacionais e profissionais, afetando o tecido social do país.

O Atlas da Violência 2023 revela uma realidade sombria sobre a mortalidade juvenil no Brasil. A cada dia, 66 jovens entre 15 e 29 anos perdem suas vidas, gerando um impacto econômico devastador de R$ 150 bilhões anualmente. Essa estatística trágica é uma faceta de um problema maior: em 2021, dos 47.847 homicídios registrados no país, mais de metade vitimou justamente essa faixa etária, totalizando 24.217 vidas jovens perdidas.

Além dos homicídios, a violência permeia outras áreas da vida dos jovens brasileiros. A violência sexual e o bullying, incluindo sua forma digital, são problemas crescentes nas escolas. A sensação de tristeza e negligência é relatada por uma proporção significativa de estudantes, evidenciando um cenário de insegurança que afeta o bem-estar e o desenvolvimento dos jovens.

Essas mortes não são distribuídas igualmente pelo país. Enquanto estados como Amapá, Bahia, Amazonas, Ceará e Alagoas apresentam altos índices de violência letal, outros como São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são menos afetados por essa tragédia.

Apesar do panorama desolador, há uma luz no fim do túnel. Entre 2020 e 2021, houve uma redução de 6,2% no número absoluto de homicídios de jovens, mantendo a taxa em 49 mortes por 100 mil pessoas dessa faixa etária. Essa tendência de queda vem sendo observada desde 2017, indicando um possível caminho para a mitigação dessa crise. Contudo, a situação ainda é grave e desafiadora, especialmente em estados como Rondônia e Amazonas, onde os números continuam crescendo.

O Atlas da Violência 2023 é um lembrete contundente de que, apesar de avanços, ainda há um longo caminho a percorrer na luta contra a violência juvenil no Brasil. É necessário um esforço concentrado de políticas públicas, educação e segurança para reverter essa tendência e garantir um futuro mais seguro para os jovens brasileiros.

O post Atlas Violência 2023: Mortes de 66 jovens por dia no Brasil apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/atlas-violencia-2023-mortes-de-66-jovens-por-dia-no-brasil/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:jovens, violência, essa, são, mortes, brasil e atlas352 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out