Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Bairro de Chapecó possui grupo de caminhada duas vezes por semana#

🔀


Todas as terças e quintas-feiras pela manhã, a partir das 7h30 o grupo "Bela Caminhada”, se encontra na Praça Aluísio de Azevedo, em frente ao Centro de Saúde da Família do bairro Bela Vista, em Chapecó, no Oeste de Santarina.

O objetivo do encontro é praticar atividades físicas em grupos e promover saúde e bem-estar físico e mental. O grupo existe desde 2009 e atualmente é organizado pela nutricionista Ticiane Pedott Baron Nichelle e pelo educador físico Alvaro Cezar, que fazem parte da equipe multiprofissional da Atenção Básica, juntamente com a equipe de saúde da família do CSF Bela Vista.

Atualmente 12 pessoas estão participando do grupo. Além da atividade física, os participantes recebem dicas de alimentação, qualidade de vida e bem-estar. Os encontros acontecem em 03 momentos.

De acordo com o educador físico Alvaro Cezar, a primeira parte do encontro é o alongamento e conversa inicial. Depois, o segundo momento é o percurso da caminhada, tendo 2 opções: trajeto curto ou longo e no último momento, acontece uma atividade de relaxamento, seguido de conversa com os profissionais.

"A atividade física traz inúmeros benefícios para quem pratica, como o controle do peso, melhora da qualidade de vida, do humor, da disposição, da interação com as outras pessoas e com o ambiente”, comentou.

Aliado a prática das atividades físicas, a boa alimentação também é importante. A nutricionista Ticiane Pedott Baron Nichelle, destaca que uma alimentação saudável está relacionada com diversos benefícios para nosso organismo.

"Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. Uma boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças”, afirmou.

De acordo com o Secretário de Saúde, Jader Danieli, esse projeto é destaque e já foi reconhecido pelo Ministério da Saúde, inclusive sendo contemplado com recursos para materiais de atividade física.

"Esse grupo tem desempenhado um papel importante junto à comunidade e tem apresentado resultados satisfatórios de qualidade de vida dos participantes”, comentou.

De acordo com a Gerente de Atenção Básica, Ligia Schacht, o grupo é aberto e tem vagas disponíveis. "Os interessados podem comparecer nesses dias na praça do bairro com documentos pessoais e começar a participar”, disse.

Grupos
Atualmente, a Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Chapecó conta com equipe de profissionais multiprofissionais que atuam em apoio a Estratégia Saúde da Família. São 05 educadores físicos que atendem as unidades de saúde divididas por territórios (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).

Ao todo eles estão com 34 grupos em andamento, dentre esses grupos têm grupo de corrida, grupo de caminhada, grupo de atividade física e grupo academia ao ar livre.

As equipes são compostas por psicólogos, assistente social, farmacêuticos, nutricionista, educador físico e fisioterapeutas.













O post Bairro de Chapecó possui grupo de caminhada duas vezes por semana apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/saude/bairro-de-chapeco-possui-grupo-caminhada-duas-vezes-por-semana/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:grupo, saúde, atividade, físico, tem, alimentação e física465 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out