Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandePausar animações

Chapecó participa da 16ª Semana dos Museus#

🔀
Atividades interativas utilizando tecnologia, acervos digitais instantâneos durante visitação e incentivo a ações nas redes sociais. Para quem acha que museu traz apenas atividades e objetos antigos e sem interação, irá se surpreender com a Semana dos Museus em Chapecó. Abordando a temática "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, a programação oferece diferentes ações gratuitas para toda a comunidade. A Semana dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e acontece em todo o País para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio. Neste ano mais de 3 mil eventos acontecerão pelos Museus de todo o Brasil e em Chapecó a programação inicia na próxima terça-feira, dia 15.
De acordo com o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, é muito importante que a movimentação cultural aconteça. "Até mesmo nos espaços que à principio já tem um padrão de montagem e apresentação é possível fazer uma reciclagem, atualizar e trazer inovação para que se aproxime da comunidade. É isso o que aconteceu no Memorial Paulo de Siqueira e estará em desenvolvimento na Semana dos Museus. Uma grande oportunidade para os chapecoenses apreciarem de maneira gratuita as memórias da comunidade, de um jeito diferente”, disse.
Em sua 16ª edição a Secretaria de Cultura traz uma exposição com cara nova para o Memorial Paulo de Siqueira. Com a curadoria de Ricardo Garlet, a ação visa promover e consolidar o espaço, valorizar, instigar a comunidade a conhecer, apropriar-se da memória, contribuindo com o fomento da cultura local. O horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 17h.   Pelos entorno do Monumento O Desbravador, QR-codes (códigos que podem ser lidos por aparelhos específicos, trazendo conteúdo), estarão espalhados oportunizando o acesso virtual a documentos do acervo. Os arquivos contam a história da construção do monumento, do memorial e do artista Paulo de Siqueira, de maneira fácil, acessível e democrática, disponível para todos os chapecoenses.
A Secretaria lança ainda a ação cultural #eunodesbravador e convida a comunidade a publicar fotos do Monumento O Desbravador usando a hashtag. Além disso, uma mediação High Tech, prevê uma visita mediada com uso de smatphones, empregados para acessar dados documentais por meio de QR-code. A visita tem duração de 30 a 40 minutos e podem ser feitas em grupos de até 15 pessoas, mediante agendamento. O horário de atendimento é de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Outras informações 33218509 ou pelo email [email protected]
Fonte e imagem: Prefeitura de Chapecó

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:museus, comunidade, monumento, siqueira, paulo, memorial e cultura432 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora