Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

ClicAgro-Pet #119: Epagri celebra 40 anos de pesquisas em Chapecó voltadas para a agricultura familiar#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. ClicAgro-Pet #119: Epagri celebra 40 anos de pesquisas em Chapecó voltadas para a agricultura familiar
Veja também
🔀


No dia 23 de novembro, o Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), localizado em Chapecó, comemorou 40 anos de contribuições valiosas para o desenvolvimento da agricultura familiar em Santa Catarina. A cerimônia aconteceu no Cepaf, com um momento de reflexão sobre as tecnologias e inovações geradas ao longo dessas quatro décadas.






Ver essa foto no Instagram


Uma publicação compartilhada por ClicRDC (@clicrdc)



Evento destacou tecnologias desenvolvidas

Durante a celebração, foram apresentadas diversas tecnologias desenvolvidas no centro, enfatizando o compromisso com a adaptação dessas inovações às condições específicas da agricultura familiar catarinense. Destacam-se o aplicativo Monitora Milho, cultivares de feijão e milho, endofíticos para crescimento de pastagem, plantas de adubação verde, cobertura de solo, terraços e hidro terraços.

Impacto social e econômico significativo

Ao longo dos anos, as pesquisas realizadas pela Epagri/Cepaf contribuíram significativamente para a produção sustentável de grãos, carne, leite, peixes, frutas e erva-mate nas propriedades da região. O Balanço Social da Epagri, referente a 2022, destaca que as tecnologias desenvolvidas pelo Cepaf geraram uma receita de R$ 598,9 milhões, representando 14% do total de R$ 4,39 bilhões gerados para a sociedade catarinense.

Pioneirismo e dedicação dos profissionais

O presidente da Empresa, Dirceu Leite, destacou que a atuação do Cepaf tem sido fundamental para garantir a permanência dos agricultores no campo com renda e qualidade de vida. O gerente da Epagri/Cepaf, Vagner Portes, atribuiu esses resultados ao trabalho dedicado e multidisciplinar da equipe do centro de pesquisa.

História da Epagri/Cepaf

A trajetória da Epagri/Cepaf começou em 1948 como um posto Agropecuário do Ministério da Agricultura, evoluindo para estação experimental em 1988. Em 1991, a unidade se uniu à Epagri, consolidando-se como um centro especializado para pequenas propriedades. A Epagri/Cepaf desempenha um papel crucial na produção de conhecimento considerando as realidades locais, trazendo inovações e soluções para os agricultores e pecuaristas das principais cadeias produtivas catarinenses.

Transformando a agricultura familiar em Santa Catarina

O Cepaf destaca-se por diversas tecnologias que revolucionaram a agricultura familiar em Santa Catarina:

Feijão: O programa de melhoramento genético lançou oito cultivares, quatro deles indicados para semeadura em Santa Catarina, apresentando alto potencial de rendimento e resistência a doenças.

Milho: Três variedades de milho de polinização aberta, resistentes a doenças e com menor custo de sementes, contribuíram para a agricultura familiar.

Pecuária: A pesquisa em pecuária enfatiza o manejo de pastagens, controle de mastite bovina, e influência do estresse térmico na qualidade do leite, promovendo uma produção sustentável e competitiva.

Entre outros;

O Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (CEPAF), situado em Santa Catarina, tem se destacado por suas diversas áreas de atuação, impulsionando o progresso no cenário agrícola do estado. Com foco em inovação e desenvolvimento, o CEPAF concentra esforços em projetos que abrangem desde fitossanidade até socioeconomia.

Fitossanidade: A área de Fitossanidade lidera projetos em Entomologia e Fitopatologia, contribuindo para o aprimoramento do manejo fitossanitário, bioinsumos e a disseminação de conhecimentos e tecnologias em culturas como grãos, pastagens e fruteiras. O monitoramento da cigarrinha do milho tem sido uma prioridade, dada a sua relevância econômica na cadeia produtiva.

Área Florestal: Projetos de pesquisa em sistemas agroflorestais, erva-mate, eucalipto e araucária são desenvolvidos nesta área. Destaque para a pesquisa na cultura da erva-mate, que resultou no primeiro pacote tecnológico para essa cultura no Brasil e no registro da primeira cultivar de erva-mate no Ministério da Agricultura.

Fruticultura: O CEPAF busca adequar os sistemas de produção às demandas contemporâneas, com enfoque na redução de mão de obra e no manejo eficiente de pragas e doenças, especialmente em citros, frutas tropicais e oliveiras.

Manejo e Conservação do Solo e Água: Estudos abrangem a caracterização e recomendação de uso do solo, melhorias de fertilidade, emissão de gases de efeito estufa, além do manejo de espécies vegetais para adubação verde e recuperação do solo.

Pecuária e Sistemas Integrados de Produção: Pesquisas focam na resiliência e sustentabilidade dos sistemas produtivos, com ênfase em forragicultura e sanidade animal. O objetivo é aprimorar a eficiência produtiva e a segurança alimentar nos sistemas integrados de produção.

Produção de Grãos: O CEPAF dedica-se intensamente às culturas de grãos, com ênfase em milho, feijão e cereais de inverno. Seu programa de melhoramento vegetal já disponibilizou diversas cultivares de feijão e milho, mantendo-se em constante desenvolvimento.

Socioeconomia: A área socioeconômica do CEPAF fornece insights cruciais para pesquisas agronômicas, compreensão da realidade regional, dinâmica da agricultura familiar e formulação de políticas públicas de apoio aos agricultores familiares.

O gerente Vagner destacou que a pesquisa aplicada, desenvolvimento de tecnologias e inovação para a agricultura familiar são as diretrizes que contribuem para o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida em Santa Catarina.

O post ClicAgro-Pet #119: Epagri celebra 40 anos de pesquisas em Chapecó voltadas para a agricultura familiar apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/clicagro/clicagro-pet-119-epagri-celebra-40-anos-de-pesquisas-em-chapeco-voltadas-para-a-agricultura-familiar/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:cepaf, agricultura, familiar, epagri, produção, milho e tecnologias795 palavras9 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out