Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Concurso revela os melhores queijos artesanais de Santa Catarina#

🔀


Em um evento inédito realizado pela Epagri no final de novembro, na cidade de Lages, produtores de queijos artesanais de Santa Catarina foram reconhecidos e premiados. O destaque da competição foi a concessão da Medalha Super Ouro ao melhor queijo artesanal inscrito, uma honra conquistada pelo agricultor José Carlos Semprebom, de Nova Veneza, entre os 138 produtos avaliados.

Além do prêmio máximo, outras distinções foram entregues, sendo 14 produtos agraciados com a Medalha de Ouro, 28 com a de Prata e 26 com a de Bronze. A escolha do Super Ouro ocorreu entre os medalhistas de Ouro, e a queijaria de José Carlos também recebeu duas medalhas de Prata.

José Carlos expressou sua satisfação com as conquistas, destacando que competiu com queijos premiados internacionalmente e ainda assim alcançou a melhor premiação. "Essa conquista é um reconhecimento da nossa qualidade, sabor e dedicação ao longo dos anos”, afirmou o produtor.

A extensionista da Epagri na Gerência Regional de Lages, Andréia Meira Schlickmann, integrante da comissão organizadora do concurso, enfatizou que todos os participantes saem beneficiados, independentemente da premiação. "Esse tipo de iniciativa avalia os queijos e devolve ao produtor as anotações dos jurados, colaborando para a melhoria da qualidade do produto. Os premiados ganham visibilidade e reforçam ao produtor que ele está no caminho certo”, explicou.

A comissão técnica do 1° Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Santa Catarina foi composta por profissionais com capacitação técnica em análise sensorial e conhecimento técnico do processo produtivo de lácteos. O júri incluiu profissionais ligados ao setor, como técnicos, lojistas, chefs de cozinha, entre outros.

Os queijos premiados no concurso são originários de 30 municípios catarinenses, destacando-se Nova Veneza, Braço do Norte, Bom Retiro, Lajeado Grande, Orleans, Rancho Queimado, Iraceminha, Águas Mornas, Itapiranga, Petrolândia, Morro da Fumaça, Rio do Sul, São Joaquim, Capão Alto, Monte Castelo, Major Gercino, Pouso Redondo, Anitápolis, Timbó, Ponte Alta, Ipumirim, São José do Cerrito, Siderópolis, Ibiama, Correia Pinto, Timbó, Seara, Vargem Bonita, Piratuba e Biguaçu.





Qualificação dos Queijos Artesanais em SC

A coordenadora do Programa Estadual Gestão e Mercados da Epagri, Telma Köene, enfatizou os esforços da instituição para legalizar e qualificar os queijos artesanais, destacando sua importância econômica, cultural e histórica. "As capacitações, concursos e trocas de experiências entre técnicos e agricultores são primordiais para a melhoria da qualidade dos queijos e a real valorização dos costumes locais”, afirmou.

Andreia revelou que a notoriedade e visibilidade do queijo artesanal em Santa Catarina resultaram na legalização de três tipos: o Queijo Artesanal Serrano, com RTIQ e Indicação Geográfica – Denominação de Origem; o Kochkäse, queijo cozido da região de Blumenau, também com RTIQ; e o Queijo Diamante, legalizado no município de Major Gercino e com Selo Arte, atualmente em processo para obtenção de Indicação Geográfica.

Ela salientou a importância da Epagri nesses processos, sendo fundamental para a legalização e possível reconhecimento de outros queijos únicos em diversas regiões do estado, atualmente denominados coloniais.

IV Simpósio de Queijos Artesanais

O concurso ocorreu no dia 30 de novembro, juntamente com o IV Simpósio de Queijos Artesanais, realizado nos dias 29 e 30. Ambos os eventos fazem parte de uma estratégia para melhorar a qualidade e valorizar os queijos catarinenses, além de fornecer informações sobre o tema.

O simpósio contou com mais de 250 inscritos, reunindo produtores, técnicos, pesquisadores, queijeiros, profissionais da gastronomia e da comercialização de queijos. Palestrantes especialistas abordaram temas desde a produção até a legislação, comercialização e valorização territorial, promovendo uma visão abrangente da cadeia produtiva de queijos em Santa Catarina e no Brasil.

O evento foi uma realização da Epagri em parceria com a Udesc, com patrocínio da Epagri, Secretaria da Agricultura, Sicoob e Sicredi, contando também com o apoio de diversos parceiros, como Emater RS, Aproserra, Faproqas, Cisama, Uniplac, IFSC, Amures, Queijo Prêmio Brasil, Revista do Queijo, Associação Comer Queijo, Cidasc, Sebrae e Agrilages.

O próximo concurso catarinense será em Agronômica e incluirá um seminário estadual sobre o assunto, promovido pela Epagri. A quinta edição do Simpósio está programada para ocorrer em Brasília.

O post Concurso revela os melhores queijos artesanais de Santa Catarina apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/concurso-revela-os-melhores-queijos-artesanais-de-santa-catarina/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:queijos, queijo, artesanais, epagri, concurso, catarina e santa671 palavras7 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out