Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Defesa Civil confirma passagem de “Tsunami Meteorológico” em SC#

🔀


Neste sábado (11), por volta das 16h, um evento raro e surpreendente foi registrado na praia do Cardoso, em Laguna, no Litoral Sul catarinense. O mar avançou em direção ao continente, caracterizando um fenômeno conhecido como tsunami meteorológico. Este incidente é de difícil previsão, e sua ocorrência não é comum.

O tsunami meteorológico está geralmente associado a sistemas meteorológicos, como linhas de instabilidade. No caso deste sábado, não havia previsão de mar agitado ou alagamentos costeiros em Santa Catarina. A passagem de uma Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul desencadeou o fenômeno.

As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades dispostas de forma contínua e alinhada. Quando essas linhas passam paralelas à costa, podem gerar mudanças abruptas na pressão atmosférica e rajadas de vento intensas, contribuindo para o avanço da água do mar em direção à praia.

Essas linhas provocam "pulsos” de pressão atmosférica que perturbam as águas da plataforma continental. A ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano resulta na amplificação da altura da onda. Ao se propagar em direção à costa, a onda pode aumentar ainda mais, atingindo vários metros de altura em minutos, causando uma rápida subida da maré e resultando em ressacas e inundações costeiras.

O alcance da inundação depende da topografia da praia e da presença de dunas. Em praias planas e voltadas para o quadrante sul, como a Praia do Cardoso em Laguna, a inundação pode alcançar dezenas a centenas de metros nas áreas costeiras. O episódio destaca a complexidade e imprevisibilidade de certos fenômenos meteorológicos, exigindo constante monitoramento e pesquisa para compreender e mitigar seus impactos.

O post Defesa Civil confirma passagem de "Tsunami Meteorológico” em SC apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/defesa-civil-confirma-passagem-de-tsunami-meteorologico-em-sc/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:linhas, praia, instabilidade, meteorológico, tsunami, direção e mar281 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out