Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Dezembro Laranja: CEPON Reforça Importância da prevenção contra o câncer de pele#

🔀


Com a chegada do verão, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) destaca a campanha do Dezembro Laranja, que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. O Brasil, assim como o restante do mundo, enfrenta a alarmante realidade do aumento dos casos dessa doença, sendo o câncer de pele o mais comum globalmente.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o triênio de 2023 a 2025, são esperados mais de 229 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. O CEPON, referência no tratamento oncológico em Santa Catarina, registrou 2.591 atendimentos a pacientes com câncer de pele até novembro de 2023.

A gerente Técnica do CEPON, Dra. Mary Anne Taves, reafirma o compromisso da instituição com o atendimento oncológico de qualidade. "Atuamos para garantir a qualidade dos atendimentos e o acolhimento aos pacientes”, destaca.

A dermatologista do CEPON, Dra. Vanessa Sebastiani, alerta para os sinais do câncer de pele, que podem se manifestar como manchas ou nodulações na pele, muitas vezes acompanhadas de dor ou coceira. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

A campanha do Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) sob o tema "Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção”, destaca a importância da prevenção responsável, enfatizando que medidas simples de proteção são essenciais durante todo o ano, não apenas no verão.

Tipos de Câncer de Pele:

Os cânceres de pele mais comuns são o Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular, enquanto o Melanoma, apesar de menos frequente, possui o mais alto índice de mortalidade. O diagnóstico precoce do Melanoma apresenta chances de cura superiores a 90%.

Tratamento:

O tratamento do câncer de pele inclui intervenções cirúrgicas sempre que possível, podendo envolver também radioterapia. Em casos metastáticos, o tratamento pode incluir medicações orais ou injetáveis.

Alerta para o Bronzeamento Artificial:

A prática do bronzeamento artificial é fortemente desencorajada, pois oferece um alto risco de desenvolvimento de câncer de pele, emitindo níveis elevados de raios UVA, a radiação ultravioleta mais prejudicial.

Prevenção:

Além de evitar a exposição excessiva ao sol, é recomendado o uso de chapéus e protetor solar, com reaplicação a cada duas horas, especialmente entre 10h e 16h. A Dra. Vanessa ressalta que essas medidas não substituem o acompanhamento regular com um dermatologista, essencial para a detecção precoce de lesões.

Durante o mês de dezembro, o CEPON compartilhará informações sobre prevenção e detecção precoce do câncer de pele em suas redes sociais. No dia 19, às 9h, a instituição realizará uma palestra aberta ao público com a Dra. Elisangela Boeno, dermatologista do CEPON, no anfiteatro da instituição.

O post Dezembro Laranja: CEPON Reforça Importância da prevenção contra o câncer de pele apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/saude/dezembro-laranja-cepon-reforca-importancia-da-prevencao-contra-o-cancer-de-pele/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:pele, câncer, cepon, tratamento, prevenção, dra e dezembro446 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out