Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Drone se torna aliado no combate à dengue em Chapecó#

🔀


Em resposta aos casos crescentes de dengue em Santa Catarina, a prefeitura de Chapecó, localizada no Oeste catarinense, desenvolveu uma abordagem tecnológica inovadora: o uso de drones para fiscalizar e monitorar a propagação da doença no município.

Essa tecnologia fornece a capacidade de acessar áreas de difícil alcance, identificar piscinas sem tratamento adequado e verificar a presença de caixas d’água em tampas ou lajes com acúmulo de água estagnada em todo o território municipal.

De acordo com Karina Giachini, coordenadora da Vigilância Ambiental de Chapecó, essa ação com drones já revelou uma série de problemas, incluindo caixas d’água desprotegidas, piscinas com falta de tratamento e superfícies com água parada.

Ela enfatiza que a iniciativa visa superar os desafios decorrentes do grande número de edifícios e da dificuldade em encontrar os moradores em casa durante uma semana. Segundo ela, as operações com drones ocorreram nos bairros Maria Goretti e Presidente Médici, resultando na identificação de 43 situações de risco. A maioria dessas situações envolve caixas d’água sem tampa, piscinas sem tratamento e lajes com acúmulo de água parada.

Enfrentando um cenário propício para o aumento dos focos do mosquito devido ao calor e à chuva dos últimos dias, as equipes de saúde da cidade agora contam com a ajuda de drones para intensificar as ações de combate.

Além das visitas domiciliares, palestras, orientações e interações com os moradores realizadas rotineiramente pelos Agentes de Combate às Endemias, o uso de drones tornou-se uma ferramenta adicional para fiscalizar locais de difícil acesso e identificar potenciais criadores de mosquitos.

O uso dos drones é especialmente relevante em áreas com alta concentração de edifícios e onde é mais difícil encontrar os moradores em casa durante uma semana.

O Secretário de Saúde, Jader Danielli, enfatizou a dedicação das 89 equipes de Agentes de Combate às Endemias de Chapecó, que atuam diariamente nas ações de combate à dengue, com visitas domiciliares, palestras e mutirões para orientar a população e prevenir a propagação da doença . Ele comentou: "Nossas equipes trabalham diariamente para informar os chapecoenses, e ações como o uso de drones visam fortalecer ainda mais o trabalho realizado”.

Sintomas da Dengue e Dicas Importantes

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e nas articulações, dor retroorbitária, manchas pelo corpo (presentes em 50% dos casos), perda de apetite, náuseas e vômitos.

Algumas dicas importantes para prevenir a prevenção do mosquito Aedes Aegypti incluem o armazenamento adequado e a destinação correta do lixo, a eliminação de recipientes que possam acumular água no ambiente, a manutenção da caixa d’água sempre limpa e tampada, a limpeza regular de pratinhos de vasos de plantas e a correta disposição de pneus velhos em borracharias para um destino adequado.

Com o uso de drones e o comprometimento das equipes de saúde e da população, Chapecó está intensificando seus esforços para combater a dengue e garantir um ambiente mais seguro para seus moradores.




O post Drone se torna aliado no combate à dengue em Chapecó apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/saude/drone-se-torna-aliado-no-combate-a-dengue-em-chapeco/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:água, drones, dengue, combate, uso, chapecó e equipes503 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out