Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Equipe de Chapecó vence Torneio SESI de Robótica em Joinville#

🔀


Demonstrando o potencial dos estudantes do Oeste catarinense, a equipe West Shark FTC da Escola SESI de Chapecó conquistou o 1º lugar no Prêmio de Design do Torneio SESI de Robótica, que aconteceu recentemente em Joinville. Chapecó também se destacou na classificação geral do torneio, conquistando a 5ª posição no estado. Promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o torneio reuniu 760 competidores de 120 escolas de todo o estado.

Em sua primeira participação na competição, os alunos do Ensino Médio da Escola SESI Chapecó conquistaram o Prêmio de Design, que avalia prêmios como mobilidade, criatividade e apresentação que envolvem a eficiência do robô, a performance e evolução. A equipe é composta pelos estudantes Ayrton Junior Lorenzatto, Daniela Satiskuna Amorim Zilio, Everton Soares Rosa, Guilherme Primão Tibola, Raissa Isabelle Meyer e Vinicius Eduardo Rosetto, liderados pelo técnico Jean Parisoto.

Para o técnico da West Shark FTC, Jean Parisoto, "foi muito gratificante estar competindo no torneio contra equipes extremamente superadas. A conquista do prêmio Design transparece toda a dedicação dos estudantes em organizar, planejar, projetar, construir o robô e documentar os processos. É uma excelente conquista para a nossa escola, por se tratar de uma modalidade complexa e de grandes desafios técnicos”. O responsável também afirmou que a equipe já está se preparando para os próximos desafios.

A importância da classificação para a escola também foi destacada pela orientadora pedagógica do SESI-SENAI da Regional Oeste, Liane Barreto Ferrari. "Nossa equipe é recente; começamos a participar das competições e da FTC este ano. Foi uma grande surpresa e alegria conquistando o 5º lugar na classificação geral do estado e o 1º lugar no prêmio de design do robô. Ver o engajamento dos alunos, o trabalho "Em equipe, o quanto eles aprenderam e se desenvolveram foi muito gratificante. Com certeza, é um diferencial da nossa escola poder proporcionar experiências como essa para os estudantes”, salientou Liane.







FTC

O First Tech Challenge (FTC) é uma competição onde os estudantes são desafiados a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança. Segundo a orientadara pedagógica, "neste momento, os estudantes colocam na prática os conceitos aprendidos em aula, além de desenvolver habilidades como networking e gerenciamento de conexões, já que os alunos precisam entrar em contato com empresas para arrecadar patrocinadores, por exemplo”. Dessa forma, o FTC representa um passo importante para o aprendizado dos alunos e pode se tornar um diferencial em suas vidas profissionais.

ENSINO DA ROBÓTICA

O ensino da robótica nas escolas do SESI tem o objetivo de fortalecer a educação tecnológica, em especial a abordagem STEAM (anagrama de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês). "No SESI e SENAI, adotamos um modelo de educação dinâmica e inovadora”, ressalta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

"A aprendizagem vai além das salas de aula, abraçando a experimentação, a descoberta e o pensamento crítico, preparando os alunos para um futuro repleto de possibilidades e oportunidades”, explica o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. Ele ressalta que, por meio de projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, a Escola SESI prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real, fomentando a curiosidade, a resolução de problemas e a criatividade.

Segundo o coordenador de educação básica da regional Oeste e Extremo-Oeste, Marcio Gonçalves da Rosa, o torneio é um momento em que os alunos aprendem a trabalhar em equipe, aprimorando suas habilidades de colaboração e comunicação. "É um espaço para compartilhar conhecimentos, trocar ideias de projetos e fazer conexões que podem abrir portas para futuras colaborações. É uma celebração do pensamento crítico, resolução de problemas e do futuro da engenharia.”

Além da equipe West Shark FTC, as equipes WEST SHARKS EVOLUTION e WEST SHARKS FUTURE de Chapecó e PINUS VANGUARD de Pinhalzinho, também representaram o Oeste catarinense durante o torneio.

O post Equipe de Chapecó vence Torneio SESI de Robótica em Joinville apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/equipe-de-chapeco-vence-torneio-sesi-de-robotica-em-joinville/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:sesi, equipe, torneio, ftc, estudantes, alunos e escola655 palavras7 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out