Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Forte tempestade no RS: Capital decreta emergência e hospital é danificado após chuvas#

🔀


Nesta quarta-feira (17), a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, anunciou um decreto de emergência devido aos estragos causados pelo temporal com fortes ventos e chuvas, que atingiram o Estado na última terça-feira (16). Além disso, o governo do RS anunciou que repassará recursos para recuperar o Hospital São Vicente Ferrer, de São Vicente do Sul, na microrregião de Santa Maria, danificado pelo temporal.

Segundo informou a Defesa Civil do RS, o temporal que atingiu o Estado causou uma morte no município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. Trata-se de um homem que sofreu o impacto da queda da marquise de um prédio.

Alguns municípios chegaram a registrar mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e rajadas de ventos de mais de 100 km/h. Até as 14h desta quarta-feira, a Defesa Civil do Estado contabilizou 4.840 afetados, 12 feridos e 48 desalojados (pessoas que precisaram sair de casa, mas não precisaram de abrigos públicos).

No momento, 39 municípios reportaram danos ou ocorrências. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) recebeu mais de 500 chamados. 

Decreto em Porto Alegre

Nesta quarta-feira, a prefeitura de Porto Alegre anunciou um decreto de emergência devido aos estragos causados pelo temporal com fortes ventos e chuvas da noite passada. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), dispensando de licitação a aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, entre outras medidas para minimizar os danos.

"Dentre os impactos causados pelo evento climático estão a queda de ao menos 450 árvores, mais de 140 ocorrências de bloqueios em vias da cidade e o desabastecimento de água em diversos bairros, em função da falta de energia elétrica nas estações de tratamento. O levantamento é do final da tarde. Desde a madrugada e durante todo o dia, nossas equipes estiveram nas ruas para restabelecer os serviços e seguem mobilizadas para prestar atendimento à população”, disse a prefeitura de Porto Alegre.

Estado repassará recursos para recuperar Hospital de São Vicente do Sul, danificado pelo temporal

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), irá colaborar com o município de São Vicente do Sul na recuperação do telhado do Hospital São Vicente Ferrer, danificado durante um vendaval na tarde de terça-feira (16/1).  

Os danos no telhado da ala sul da instituição afetaram a área de internação e o setor de exames de raio-X, obrigando a direção a transferir três pacientes para o hospital do município de Mata, também na Região Central do Estado. Com ventos que chegaram a 115 km/h, a área de pronto atendimento também precisou ser realocada para o posto central do município. 



Em reunião com o prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahim, nesta quarta-feira (17/1), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciou que, após o município realizar um levantamento dos valores necessários, o Estado disponibilizará os recursos financeiros para a recuperação.

"O investimento será não somente para que tenhamos um novo telhado no hospital, como também para substituir equipamentos danificados e atender à Unidade Básica de Saúde”, explicou Arita. "Aguardamos a documentação necessária para viabilizar a transferência de recursos, dando agilidade para restabelecer o mais brevemente possível os serviços da instituição, que são tão importantes para a comunidade.”

Fernando Pahim ressaltou que os recursos permitirão a volta da normalidade no atendimento à população. "O Estado já se mostrou favorável. Agora vamos apresentar projetos para buscar os recursos e depois fazer o trabalho para recuperar o hospital”, disse o prefeito.  

O post Forte tempestade no RS: Capital decreta emergência e hospital é danificado após chuvas apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/forte-tempestade-no-rs-capital-decreta-emergencia-e-hospital-e-danificado-apos-chuvas/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:estado, são, hospital, vicente, recursos, alegre e porto596 palavras6 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out