Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

INÍCIO DO OUTONO É NESTA QUARTA-FEIRA#

🔀
A palavra outono tem origem latina que significa "amadurecer”. Esse nome faz referência a época do ano destinado à colheita. 
Estamos oficialmente no equinócio de outono, isto significa que é o período em que os raios solares estão com maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham o mesmo período de tempo (aproximadamente 12 horas cada).  A duração da estação é de 20 de março às 18:58h até 21 de junho até às 12:54h. 
A estação marca a transição entre o verão e o inverno, e são comuns: veranicos (períodos prolongados de temperatura mais elevada, acima de 30°C, especialmente no mês de maio), grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima do ar) e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão apresentou irregularidade na quantidade de chuvas: o Paraná teve estiagem, enquanto em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul os índices ficaram acima da média.
Para o outono, as chuvas devem ficar acima da média em toda a região, principalmente na parte oeste. Um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no sudeste do Brasil favorece as condições de instabilidade atmosférica e, por isso, chance de chuva.
Além disso, o fenômeno El Niño de fraca intensidade deve agir com fraca intensidade, aumentando as temperaturas na região. Isso não impede que comecem a surgir as geadas comuns nas serras.

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:outono, intensidade, fraca, região, média, chuvas e grande247 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out