Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Modernização e capacitação: O radar TPS-B34 da Defesa Aérea Brasileira instalado em Chapecó#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Modernização e capacitação: O radar TPS-B34 da Defesa Aérea Brasileira instalado em Chapecó
Veja também
🔀


A Força Aérea Brasileira (FAB) tem dado passos significativos na modernização de suas capacidades de defesa aérea com a incorporação e atualização do radar TPS-B34.

Modernização tecnológica
O radar TPS-B34, um sistema 3D avançado, representa um salto qualitativo para a FAB. A modernização incluiu atualizações no processador de dados e no sistema de refrigeração da antena. Essas melhorias aumentam a capacidade do radar em ambientes de guerra eletrônica, permitindo a detecção de aeronaves mesmo sob táticas de guerra eletrônica, como emissões eletromagnéticas destinadas a interferir na antena.

Capacitação e treinamento
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou o Curso OPM006 com o objetivo de capacitar militares para operarem os radares TPS-B34. Este curso, que abrange instruções teóricas e práticas, inclui tópicos como mísseis antirradar, guerra cibernética e medidas de proteção eletrônica em radares.

Investimento e colaboração internacional
O processo de modernização dos radares envolveu um investimento significativo de U$$ 18,5 milhões, pago à empresa norte-americana Lockheed Martin. Além disso, a Lockheed Martin comprometeu-se a desenvolver 12 projetos de compensações para a indústria nacional e o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Operações de interceptação e defesa aérea
O Esquadrão Mangrulho, da Base Aérea de Santa Maria, realizou a primeira interceptação utilizando o radar TPS-B34B modernizado. Durante um exercício, um C-98 Caravan foi interceptado por um H-60 Black Hawk, demonstrando a eficácia do radar em detectar aeronaves em baixas altitudes e em condições desafiadoras.

Impacto na segurança aérea
A modernização do TPS-B34 é um componente vital para garantir a segurança e defesa do espaço aéreo brasileiro. Com capacidades ampliadas, o radar fortalece a FAB na vigilância e controle do espaço aéreo, especialmente em regiões fronteiriças e áreas estratégicas.

A atualização e capacitação em torno do radar TPS-B34 refletem o compromisso do Brasil em fortalecer sua defesa aérea. Através de investimentos em tecnologia de ponta e treinamento especializado, a FAB está melhor equipada para enfrentar desafios modernos na segurança aérea, marcando um avanço significativo para a defesa nacional.

O post Modernização e capacitação: O radar TPS-B34 da Defesa Aérea Brasileira instalado em Chapecó apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/modernizacao-e-capacitacao-o-radar-tps-b34-da-defesa-aerea-brasileira-instalado-em-chapeco/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:radar, aérea, tps, b34, defesa, modernização e aéreo356 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out