Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Monitoramento de Formação de ‘ciclone atípico’ e pancadas de chuva: Saiba como ficará o tempo em SC no fim de semana#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Monitoramento de Formação de ‘ciclone atípico’ e pancadas de chuva: Saiba como ficará o tempo em SC no fim de semana
Veja também
🔀


Os catarinenses irão viver um fim de semana com mais nuvens e pancadas de chuva por toda Santa Catarina, foi o que informou a Epagri/Ciram, na manhã deste sábado (17). Além disso, os órgãos estaduais monitoram a formação de um ‘ciclone atípico’ em alto mar e alertam para impactos na costa catarinense.

Final de semana com mais nuvens e pancadas de chuva em SC

Sábado (17/02):

Tempo: variação de nuvens em SC, mais encoberto do Meio-Oeste ao Litoral na maior parte do dia. A partir da tarde pancadas de chuva com raios isolados em todas as regiões.

Temperatura: em elevação, mais alta no Extremo Oeste e Oeste.

Vento: nordeste do Extremo Oeste ao Planalto, e de sudeste com variações de leste no Vale do Itajaí e no Litoral, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no litoral do Uruguai, vórtice em médios e altos níveis da atmosfera (VCAN) sobre o RS, com circulação marítima no leste da região Sul do Brasil. Sistema de Baixa pressão afastada da costa, na altura do litoral de SP e PR.

Domingo (18/02):

Tempo: sol entre nuvens no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste com pancadas de chuva à tarde. Nas demais regiões de SC variação de nuvens com chuva à tarde nos Planaltos Norte e Sul e com chuva a qualquer hora no decorrer do dia no Litoral e Vale do Itajaí, devido à circulação marítima associada ao sistema de baixa pressão no litoral de SC. A chuva da tarde estará acompanhada de raios em todas as regiões.

Temperatura: em elevação, mais alta no Extremo Oeste e Oeste.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de Baixa pressão afastada da costa, na altura do litoral do PR e SC.

Segunda e terça-feira (19 e 20/02):

Tempo: variação de nuvens em SC, chuva no decorrer do dia do Planalto ao Litoral e especialmente a partir da tarde no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. A chuva da tarde estará acompanhada de raios em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (21/02):

Tempo: sol em SC, com mais nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, passando a nordeste do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, fraco a moderado.

Defesa Civil monitora formação de ciclone atípico em alto mar e alerta para impactos na costa catarinense

Nesta sexta-feira a formação de uma depressão subtropical foi identificada pela Marinha do Brasil na costa do estado do Rio de Janeiro (identificado na animação abaixo). A expectativa é que este sistema continue ganhando força e se transforme em um ciclone subtropical, conforme se desloca ao sul. Se isto ocorrer, este sistema será nomeado de Akará ao longo do final de semana. O último ciclone subtropical registrado pela Marinha ocorreu em maio de 2022, com o nome de Yakecan.

Possível impacto

Este sistema deve se movimentar em direção ao sul, se localizando na latitude de Santa Catarina entre domingo, 18, e segunda-feira, 19, mas com seu centro posicionado distante, em alto mar. Os modelos meteorológicos indicam uma possibilidade do ciclone se aproximar das regiões entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul no início da semana, mas da forma como as previsões se encontram no momento, o impacto esperado está relacionado aos ventos, que devem ocorrer com intensidade moderada nas regiões costeiras, em especial entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

Assim, nestas áreas, há risco localizado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Além disso, o sistema também influencia as condições marítimas, com risco para navegação em Alto Mar, onde há expectativa de ondas entre 4,0 m e 5,0 m de altura. Nas proximidades das regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis, são esperadas ondas de 2,0 m com picos de até 2,5 m.

É importante ressaltar que a Defesa Civil estadual está monitorando o sistema, e as previsões podem sofrer alterações, portanto, é de extrema importância o acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, Avisos e Alertas emitidos pela SDC, Epagri e pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia, como o Instituto Nacional de Meteorologia e a Marinha do Brasil.

 

Figura 1. Localização da depressão subtropical formada na costa do Rio de Janeiro

O que caracteriza um Ciclone Subtropical?

Os Ciclones Extratropicais são os mais comuns no sul do Brasil, sendo observado ao longo de todo o ano, mas principalmente durante o inverno. Associado a ele temos a presença de frentes frias e quentes, sistemas meteorológicos que têm papel importante na distribuição de chuvas e nas características do clima.

Por outro lado, a formação de Ciclones Subtropicais e Tropicais é atípica na região, pois são formados a partir de outros mecanismos, necessitando de temperaturas da superfície do mar mais elevadas, por conta disso, são observados majoritariamente nos meses mais quentes do ano. 



Outra diferença essencial é sua estrutura, os Ciclones Extratropicais são assimétricos verticalmente, enquanto os Subtropicais e Tropicais são simétricos. Em uma simplificação, pode-se dizer que os Ciclones Extratropicais são inclinados, e os Subtropicais e Tropicais são alinhados verticalmente. Essa característica fica nítida nas imagens de satélite, em especial nos ciclones tropicais, sendo possível observar um "olho” no núcleo do sistema.

Elaboração da Nota Meteorológica

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na elaboração desta Nota Meteorológica.

Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

O post Monitoramento de Formação de ‘ciclone atípico’ e pancadas de chuva: Saiba como ficará o tempo em SC no fim de semana apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/moonitoramento-de-formacao-de-ciclone-atipico-e-pancadas-de-chuva-saiba-como-ficara-o-tempo-em-sc-no-fim-de-semana/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:oeste, sistema, chuva, litoral, são, sul e regiões942 palavras9 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out