Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Novembro Azul: Chapecó terá ações preventivas para a saúde do homem#

🔀




No mês de novembro, alusivo ao Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Chapecó (SC) busca promover a saúde do homem, sensibilizando para ações de promoção à saúde. Durante o mês, foram planejadas ações para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde masculina, com ênfase na prevenção sobre o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, no Brasil, estima-se que um homem morre a cada 38 minutos devido a este tipo de câncer (INCA, 2022).

Segundo o Ministério da Saúde, o número estimado de casos novos de câncer de próstata para o triênio de 2023 a 2025 é de 71.730, sendo um risco aumentado de 67,86 casos a cada 100 mil homens. Em termos de mortalidade, ocorreram no ano de 2020, 15.841 óbitos por câncer de próstata. Sendo o principal fator de risco a idade que aumenta significativamente a partir dos 50 anos, podendo ser considerado um câncer da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade.

É importante que os homens fiquem atentos aos sintomas de alteração na frequência e padrões urinários, hematúria visível (sangue na urina) e disfunção erétil (dificuldade de manter ereção), buscando o Centro de Saúde da Família sempre que identificar algum destes sintomas.  

Em todos os Centros de Saúde da Família, durante o mês de novembro estão sendo organizadas ações destinadas especialmente aos homens, sendo elas: a orientação em sala de espera, aferição de pressão arterial, realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), investigação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – diabetes mellitus e hipertensão -, a oferta de cadastros para o teleatendimento e solicitação de exames laboratoriais conforme avaliação clínica.

Além das ações citadas acima, outras ações estão sendo planejadas, como por exemplo uma Caminhada de Conscientização, prevista para ocorrer em um sábado do mês, com saída da Praça Central até o Ecoparque, onde será mobilizada a comunidade e entidades parceiras. Neste dia, a ser definido e divulgado com antecedência, está programada também a instalação do ônibus com o Programa "Saúde em Movimento” disponibilizando ações de educação em saúde.

O Secretário de Saúde, Jader Danielli, destaca a importância para a prevenção do câncer de próstata e para com a atenção às doenças como diabetes mellitus, hipertensão e obesidade, incentivando os homens a buscarem os Centros de Saúde da Família para promover o autocuidado.

O post Novembro Azul: Chapecó terá ações preventivas para a saúde do homem apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/novembro-azul-chapeco-tera-acoes-preventivas-para-a-saude-do-homem/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:saúde, câncer, ações, sendo, homens, próstata e novembro405 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out