Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Novos temporais atingem Santa Catarina e mortes sobem para seis#

🔀


Informações Agência Brasil e Governo de Santa Catarina

O alerta para chuvas persistentes com raios, rajadas de vento e alagamentos permanece durante esta terça-feira (17) em Santa Catarina, principalmente na região do meio-oeste e parte do planalto norte do estado. Mais duas mortes foram causadas pelas chuvas e o total de óbitos chega a seis.

De acordo com a Defesa Civil, nessa segunda-feira (16) o morador do município de Três Barras, Vilmar Xavier, de 41 anos, entrou em casa, durante as chuvas, para retirar o aparelho de ar condicionado e morreu eletrocutado. No município de Calmon, Moacir da Silva, 59 anos, foi atingido por um raio ao sair a cavalo para lidar com o gado.

No município de Timbó, um bebê de 1 ano foi atingido por escombros durante o deslizamento da casa onde morava, mas foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e está fora de risco. Mais quatro mortes causadas pelas chuvas que atingem o estado desde o início do mês de outubro já haviam sido confirmadas pela Defesa Civil.

Taió no Alto Vale do Itajaí é o segundo município a decretar estado de calamidade pública

Relatório da Defesa Civil, atualizado no fim da manhã desta terça-feira, aponta que além de Rio do Sul, o município de Taió, no Alto Vale do Itajaí, também decretou estado de calamidade pública. Até o momento, 133 municípios estão em situação de emergência, em decorrência das chuvas no estado. Já o número de municípios com registro de ocorrências em função do evento climático permanece em 145. O estado tem seis mortes confirmadas em decorrência das chuvas que atingem Santa Catarina desde o começo do mês de outubro.

Nesta terça-feira, o CIGERD retomou a operacionalização no Nível 02 – Código Laranja com a atuação presencial dos elementos de ligação do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), para manutenção dos objetivos.

Estado tem mais de 26 mil desabrigados

Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família ao todo são 26.509 desabrigados em Santa Catarina. Hoje são 184 abrigos ativos atendendo as famílias que ainda não podem voltar para suas casas.

Equipes municipais da Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.

Decreto estadual de emergência

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 16, o Governo Federal reconheceu a confirmação de estado de emergência em Santa Catarina. O Estado apresentou uma listagem com 160 municípios. Essa listagem considerou, (até o momento da publicação), os municípios que haviam informado algum tipo de ocorrência através do formulário de informação da Defesa Civil Estadual e também aqueles que registraram ocorrência no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Essa listagem pode ser retificada após avaliação técnica dos municípios que solicitaram recursos federais e apresentaram as documentações comprobatórias. Trata-se de uma forma de agilizar o processo de análise documental e diminuir a burocracia para apoiar os municípios atingidos. Técnicos do Ministério estão trabalhando presencialmente na Defesa Civil dando orientação aos municípios nesse intuito.


O post Novos temporais atingem Santa Catarina e mortes sobem para seis apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/novos-temporais-atingem-santa-catarina-e-mortes-sobem-para-seis/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:estado, municípios, civil, defesa, chuvas, catarina e santa542 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out