Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Pinhalzinho confirma 102 casos de dengue#

🔀
Pinhalzinho - Conforme a Vigilância Epidemiológica de Pinhalzinho, dos 173 casos de dengue notificados, já foram confirmados 102 casos da doença entre dezembro e fevereiro. Ainda aguardam resultado outros 51 casos e outros 17 foram descartados. Ainda não há classificação de epidemia, porque para isso é preciso que os casos estejam igualmente espalhados pela cidade. No entanto, as notificações se concentram nos bairros Centro, Santo Antônio, Pioneiro e Divineia.
>>Forças Armadas vão ajudar na luta contra o mosquito no Oeste

\r

Em razão dos números elevados de casos de dengue, a Secretaria Municipal da Saúde modificou o sistema de atendimento nas Unidades Básicas de Saude (UBSs).  O atendimento da área vai ser apenas para demanda imediata com Avaliação Clínica Epidemiológica. Até que este cenário persista, estão cancelados os agendamentos, reuniões internas, exames preventivos e visitas domiciliares, salvo casos de urgência. A prioridade no momento é o atendimento às pessoas que apresentam sintomas da doença, ou que já sejam casos confirmados.
Esse quadro de disseminação da dengue no município deve permanecer até iniciar o período do inverno e a Sala de Situação planeja novas estratégias de atuação. Após ofício encaminhado às Forças Armadas, o 14º Regimento de São Miguel do Oeste respondeu positivamente ao pedido e, neste sábado (13) e durante a próxima semana, 40 soldados vão reforçar as equipes que realizam visitação à procura de possíveis criadouros do mosquito.
Outra estratégia que será levada a cabo pelo município, coordenada pela Sala de Situação e Secretarias Municipais da Saúde e de Obras, é o Mutirão Comunitário de Limpeza. A população está convocada para que neste sábado (13) e domingo (14) realizem um pente fino e limpeza nos seus imóveis, recolhendo materiais que podem acumular água, além do lixo. Realizando a separação e correta embalagem, a secretaria de obras vai realizar o recolhimento no início da próxima semana. Mas comunica-se que os materiais que não estiverem separados por tipo ou embalados/acondicionados corretamente serão deixados no local.
No cemitério houve um trabalho em parceria com as duas funerárias da cidade para virar vasos e recipientes. Nas residências onde o morador não é encontrado, as 24 agentes de saúde deixam um panfleto orientando a estar em casa no sábado (13), quando será feito um mutirão. O horário das agentes foi mudado, do período da manhã para o período de tarde e início da noite para encontrar mais gente em casa.
A prefeitura alugou um drone para fazer imagens aéreas dos possíveis locais de infestação do mosquito. A Defesa Civil está auxiliando em áreas de difícil acesso.
Denúncias

A Sala de Situação recebe denúncias, orienta e esclarece dúvidas. Pode ser acionada pelos telefones: (49) 3366-6640 e (49) 8417-9231. Também pelo e-mail: [email protected]

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:casos, sábado, situação, sala, período, atendimento e saúde437 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out