Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Poder Judiciário de SC lança robô dotado de inteligência artificial e capaz de propor minutas#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Poder Judiciário de SC lança robô dotado de inteligência artificial e capaz de propor minutas
Veja também
🔀




O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) deu um passo significativo na modernização de suas práticas ao apresentar um novo robô, equipado com inteligência artificial (IA), para atuar nas rotinas da jurisdição de primeiro grau. O lançamento, conduzido pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), ocorreu na tarde desta segunda-feira, 22 de janeiro.

Além de realizar tarefas de automação já desempenhadas por robôs, como consultas de atestados de óbito, endereços, e acesso a sistemas do Banco Central e Denatran, a nova ferramenta, denominada "Robô Auxiliar”, vai além. Ela é capaz de propor minutas de despachos, decisões e sentenças, utilizando algoritmos que simulam a interação humana.

O uso de algoritmos acelerará o andamento dos processos judiciais, resultando em benefícios para os cidadãos e permitindo que servidores e magistrados tenham mais tempo para tarefas complexas. O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado, visando apoiar os gabinetes da Vara Estadual Bancária.

O coordenador do Núcleo II da CGJ, juiz Rafael Steffen da Luz Fontes, ressaltou que o uso da inteligência artificial no Poder Judiciário é seguro e aplicável ao dia a dia, apesar dos questionamentos éticos que podem surgir. Ele destacou que o projeto é uma conclusão de uma primeira etapa, indicando futuros desenvolvimentos.

Ramon Quadros, assessor correcional do Núcleo II, detalhou o processo de criação do Robô Auxiliar, destacando que o algoritmo utiliza a IA para a classificação de textos e documentos, facilitando a inserção de minutas previamente definidas pelos gabinetes. O juiz Rodrigo Tavares Martins, coordenador da Unidade Estadual de Direito Bancário, relatou resultados positivos com um aumento significativo na produção de despachos e sentenças.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Altamiro de Oliveira, enfatizou que a inteligência artificial já é uma realidade presente em diversos setores, incluindo o judiciário, e que o Robô Auxiliar tem o potencial de evoluir ainda mais, sendo adotado por mais magistrados e áreas no futuro.

O post Poder Judiciário de SC lança robô dotado de inteligência artificial e capaz de propor minutas apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/poder-judiciario-de-sc-lanca-robo-dotado-de-inteligencia-artificial-e-capaz-de-propor-minutas/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:robô, artificial, inteligência, judiciário, minutas, auxiliar e poder337 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out