Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 registrou queda em todas as unidades da Federação#

🔀
 O volume do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 registrou queda em todas as unidades da Federação, segundo o recorte divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda generalizada é a primeira desde quando a série histórica foi criada, em 2002. Considerando todas as regiões, a queda do PIB foi de 3,5%.
Tiveram as maiores baixas as economias do Amapá (-5,5%), do Amazonas (-5,4%) e do Rio Grande do Sul (-4,6%). Já Mato Grosso do Sul (-0,3%), Roraima (-0,3%) e Tocantins (-0,4%) tiveram as quedas mais suaves em 2015. "O Amapá teve um problema na exportação de minério, um problema no porto, e isso gerou efeito em todas as outras atividades do estado”, ressaltou Frederico Sergio Cunha, gerente de Contas Regionais.
"O ano de 2015 com todo mundo decrescendo é inédito nesta série. E em nenhuma outra série realizada pelo IBGE desde 1985 não houve situação semelhante. É muito difícil você ter queda conjunta, em função da administração pública”, afirmou Cunha. De acordo com o pesquisador, a construção vinha segurando o PIB de muitos estados. Em 2015, no entanto, houve uma queda generalizada entre todos os estados.
De acordo com o IBGE, o Rio de Janeiro, segunda unidade da Federação com maior participação no PIB brasileiro, foi o estado que registrou a maior perda relativa na comparação com o ano anterior. A variação em volume do PIB foi de -2,8% - uma queda de 0,6 ponto percentual. Os cinco estados com maior participação no PIB do país em 2015 foram São Paulo (32,4%), Rio de Janeiro (11,0%), Minas Gerais (8,7%), Rio Grande do Sul (6,4%) e Paraná (6,3%).
Fonte: G1

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:queda, pib, rio, foi, maior, estados e sul254 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out