Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Retrospectiva 2023: Polícia Científica de SC bate recorde e celebra avanços históricos#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Retrospectiva 2023: Polícia Científica de SC bate recorde e celebra avanços históricos
Veja também
🔀








O ano de 2023 foi marcado por realizações excepcionais para a Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC), que encerrou o ano com um recorde histórico e uma lista impressionante de conquistas. Entre os feitos mais notáveis, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) se destacou nacionalmente, começando em 8 de março, tornando Santa Catarina um dos quatro primeiros estados a disponibilizar o documento em todo o território.

A PCISC liderou a produção da CIN ao longo do ano, ultrapassando a marca de 618.849 documentos emitidos em 2018, estabelecendo um novo recorde com mais de 640 mil carteiras de identidade emitidas. A perita-geral Andressa Boer Fronza ressaltou que esses resultados são apenas uma parte do sucesso alcançado pela instituição, destacando o ano como um período de grandes avanços.

Além da ênfase na emissão da CIN, a PCISC investiu em modernizações, padronizações e melhorias nas condições de trabalho, incluindo reforço na frota, ampliação de efetivo, novos equipamentos e tecnologias avançadas. A gestora afirmou que, graças aos investimentos do Governo do Estado e recursos de convênios, a Perícia Oficial está evoluindo consideravelmente, com resultados sólidos fundamentados em provas materiais nos laudos periciais.

Em 2023, 18 setores técnicos da PCISC produziram mais laudos periciais do que no ano anterior, com alguns setores alcançando conquistas inéditas. A Diretoria de Análises Laboratoriais Forenses destacou-se ao validar uma metodologia pioneira no processamento de vestígios de crimes sexuais e contribuir com 7.000 perfis submetidos ao Banco de Perfis Genéticos, um crescimento de 75%.

A PCISC também introduziu novas ferramentas, como o CriminalData, um painel de visualização de dados para aprimorar a gestão interna. Além disso, a adesão ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) trouxe agilidade e precisão na solução de crimes violentos envolvendo armas de fogo. A análise avançada de dados em smartphones apreendidos e o novo site da instituição foram outras melhorias notáveis.

O aumento do efetivo foi uma realidade em 2023, com a convocação de 25 profissionais aprovados nos concursos de 2017 e 2021. Novas unidades de atendimento foram inauguradas, oferecendo serviços em Blumenau, Porto União e Videira. A Polícia Científica também priorizou o bem-estar dos servidores, criando uma rede de voluntariado para promover a saúde e o equilíbrio profissional.

A instituição realizou capacitações, parcerias acadêmicas e sociais, destacando-se pela atuação em situações de emergência, como o mutirão para emissão de carteiras de identidade após as chuvas de outubro. Além disso, o ano de 2023 marcou um feito especial: a criação do primeiro hino oficial da Polícia Científica de Santa Catarina.

Em síntese, a PCISC encerrou 2023 como uma referência nacional em serviços periciais, demonstrando compromisso com a eficiência, inovação e qualidade, promovendo avanços significativos para a segurança e justiça no estado.

O post Retrospectiva 2023: Polícia Científica de SC bate recorde e celebra avanços históricos apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/retrospectiva-2023-policia-cientifica-de-sc-bate-recorde-e-celebra-avancos-historicos/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:pcisc, ano, científica, polícia, periciais, avanços e instituição455 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out