Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Santa Catarina será o primeiro estado a receber diagnóstico sobre áreas de risco#

🔀
Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a ter diagnóstico completo de áreas de risco de desastres naturais. Pelo menos 80 profissionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) começaram neste mês a fazer o mapeamento geológico e hidrológico. O estado catarinense é o terceiro com mais registro de desastres naturais e todas cidades devem ser mapeadas. Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o trabalho inédito deve ajudar a identificar melhor quais são as áreas de risco, a melhorar a prevenção nessas áreas, além de aprimorar a emissão de alertas.
"Os dados gerados podem ser usados tanto pelo Estado quanto pelos municípios. É fundamental para planejamento urbano, uso e ocupação do solo”, diz Fabiano de Souza, secretário adjunto de Defesa Civil.  O Estado também será o pioneiro a ter uma metodologia japonesa sendo usada nessa área. "Esse método tem uma resposta mais rápida, tem análise de indícios de instabilidade do terreno e correlaciona com a vulnerabilidade das residências. Será feito em cinco municípios”’, detalha o géologo Thiago Dutra.
O valor do convênio firmado para realização do projeto é de R$ 4.712.596. A iniciativa deve durar 1 ano e meio e tem quatro metas: identificar setores de risco alto e muito alto de movimentos gravitacionais de massa e inundação; elaborar cartas de suscetibilidade; mapear perigo e risco baseado na metodologia desenvolvida por uma metodologia japonesa; e modelar suscetibilidade, segundo o CPRM. As metas serão entregues em etapas à Secretaria de Estado da Defesa Civil. Por enquanto 75 cidades foram mapeadas.

Foto: CPRM/Divulgação

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:estado, risco, tem, metodologia, civil, defesa e cprm249 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out