Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Sebraetec em destaque no Itaipu Rural Show: Vitivinicultores apresentam suas trajetórias de sucesso#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Sebraetec em destaque no Itaipu Rural Show: Vitivinicultores apresentam suas trajetórias de sucesso
Veja também
🔀


O Sebrae/SC promoveu, durante o 25º Itaipu Rural Show, o painel de demonstração de resultados de duas agroindústrias atendidas pelo Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec) voltado à vitivinicultura: a Vinícola Busnello e a Vinícola Mayer. O momento teve como objetivo compartilhar a trajetória dos produtores até a conquista do credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Odinei Busnello, sócio proprietário da Vinícola Busnello junto de seus pais Danilo e Vanilde Busnello, participa do programa há mais de dez anos. A empresa está localizada no interior do município de Quilombo (SC) e obteve o credenciamento em agosto de 2022. "São muitos anos de acompanhamento e o Sebrae/SC permitiu que chegássemos até essa conquista. Tivemos grande evolução nos processos de plantio, produção, estrutura, rotulagem e legislação”, relatou Odinei durante sua participação no painel.

O produtor ainda ressaltou a importância da tradição familiar na história da vinícola. "Nossa família realiza todos os procedimentos, desde o plantio das videiras, a poda e os cuidados necessários até a produção e a comercialização dos produtos. Tudo começou em família há mais de 150 anos e hoje continuamos a manter essa cultura”.



Em Ponte Serrada (SC)Volmir Zappe e Rosa Maria Mayer Zappe administram a Vinícola Mayer, que participa do programa desde 2017, onde Luiz Mayer (in memoriam) iniciou a produção e a consultoria com o Sebrae/SC. O credenciamento com o MAPA e a garantia do selo SIF foram conquistados em 2022, como explicaram os proprietários. "Assumimos a frente da empresa em 2019 com o falecimento de Luiz. Foi um período difícil para nossa família e o Sebrae/SC deu um impulso para continuarmos na atividade”. Volmir e Rosa Maria relataram ao público que a consultoria do programa os conduziu do início ao fim em sua primeira safra sozinhos. "Contamos com muito auxilio e inspiração para prosseguirmos a produzir. Em 2021 finalizamos nossa primeira safra e, no ano seguinte, conquistamos esse marco significativo de formalização”.

Os administradores destacaram também a concretização do sonho do idealizador Luiz de transferir a vinícola do interior do município para a área urbana. "Essa foi mais uma grande realização alcançada graças à parceria”, afirmaram, emocionados.





SEBRAETEC

O consultor credenciado ao Sebrae/SC e enólogo Fábio Ecco acompanha a Vinícola Busnello desde 2021 e a Vinícola Mayer desde 2017. Durante o painel, ele explicou como funcionam algumas etapas da assessoria. "Prestamos suporte e amparo na parte técnica da elaboração do projeto da vinícola. O acompanhamento compreende processos de registro como o SIPEAGRO, elaboração de manuais de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), bem como a laboração do memorial descritivo da estrutura predial e dos equipamentos, além da formulação dos produtos e de rotulagem”, evidenciou.

Ecco ainda frisou o esforço e dedicação de ambas empresas na conquista do credenciamento. "Nada acontece da noite para o dia, foram muitos anos de trabalho para alcançar essa vitória. O registro do MAPA representa que alcançamos nosso objetivo do produtor poder comercializar seus produtos livremente no mercado”.

Para o analista de negócios Thiago Dalla Rosa, a apresentação de projetos transformadores demonstra a relevância do programa Sebraetec na região. "Temos como finalidade principal incentivar a atividade, garantir o planejamento do empreendimento e possibilitar uma gestão eficiente dentro da empresa. Na vitivinicultura, o registro do estabelecimento é nosso grande alvo e hoje podemos divulgar a trajetória desses produtores e incentivar demais participantes do programa a conquistar esse objetivo”.

O post Sebraetec em destaque no Itaipu Rural Show: Vitivinicultores apresentam suas trajetórias de sucesso apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/sebraetec-em-destaque-no-itaipu-rural-show-vitivinicultores-apresentam-suas-trajetorias-de-sucesso/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:vinícola, programa, sebrae, mayer, busnello, essa e anos583 palavras6 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out