Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Uso de tecnologias digitais avançadas em empresas industriais atinge 84,9% em 2022#

🔀


Segundo dados do módulo temático de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança da Pesquisa de Inovação e Tecnológica (PINTEC) Semestral 2022, 84,9% das empresas industriais de médio e grande porte no Brasil utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada no ano passado.

Entre as tecnologias digitais avançadas adotadas pelas empresas, a computação em nuvem foi a mais comum, com 73,6% das empresas utilizando esse recurso. Em seguida, vêm a internet das coisas (48,6%), robótica (27,7%), análise de big data (23,4%), manufatura aditiva (19,2%) e inteligência artificial (16,9%).

De acordo com Flávio José Marques Peixoto, gerente de pesquisas temáticas, a integração dessas tecnologias aos processos produtivos possibilita sistemas de produção inteligentes e descentralizados, impulsionando a produtividade e gerando novos modelos de negócios.

Os setores que mais adotaram essas tecnologias nas suas áreas de negócios foram Fabricação de máquinas e equipamentos (94,5%), Indústrias extrativas (92,2%), Fabricação de produtos diversos (92,0%), Fabricação de produtos de metal (91,9%) e Fabricação de bebidas (91,6%). Já os setores com menor adoção foram Fabricação de outros equipamentos de transporte (68,2%), Confecção de artigos do vestuário e acessórios (71,6%) e Fabricação de produtos de madeira (72,2%).

A pesquisa também revelou que a maioria das empresas que adotou essas tecnologias utilizou mais de uma delas, sendo que apenas 3,7% adotaram todas as tecnologias investigadas.

Em relação aos benefícios do uso dessas tecnologias, a pesquisa apontou que 97,9% das empresas que as utilizaram relataram algum benefício. O aumento da flexibilidade nos processos administrativos, produtivos e organizacionais foi o benefício mais citado (89,8%), seguido pelo aumento da eficiência (87,6%) e a melhoria no relacionamento com clientes e fornecedores (85,6%).

A pesquisa também abordou o uso do teletrabalho, revelando que 47,8% das empresas adotaram esse modelo em algum grau, com destaque para o setor de administração, onde 94,5% das empresas operaram de forma digitalizada. Por outro lado, a área de produção foi a que menos utilizou o teletrabalho (38,7%).

Quanto à segurança da informação, 82,5% das empresas estabeleceram pelo menos uma medida de segurança digital, sendo o uso de antivírus (98,1%) a medida mais comum, seguida pelo controle de acesso à rede (96,8%) e atualização de software (95,0%).

A pesquisa foi realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e abrangeu empresas de médio e grande porte das indústrias de transformação e extrativas, com mais de 100 pessoas ocupadas.

Esses dados refletem a crescente adoção de tecnologias digitais avançadas pelas empresas industriais no Brasil, impulsionando a inovação e a produtividade em diversos setores.

O post Uso de tecnologias digitais avançadas em empresas industriais atinge 84,9% em 2022 apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/gestao-e-negocios/uso-de-tecnologias-digitais-avancadas-em-empresas-industriais-atinge-849-em-2022/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:empresas, tecnologias, fabricação, pesquisa, uso, foi e avançadas410 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out