Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Vendas do varejo caem 0,2% em fevereiro#

🔀
 
As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 0,2% em fevereiro na comparação com janeiro (com ajuste sazonal). Já na comparação com fevereiro de 2017, o faturamento avançou 1,3%, a 11ª alta seguida nesta base de comparação. Com isso, o setor acumula alta de 2,3% no ano. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado em 12 meses, entretanto, o ritmo de recuperação perdeu fôlego. Segundo o IBGE, as vendas do comércio cresceram 2,8% em fevereiro nessa base de comparação, ante um avanço de 3,1% em 12 meses encerrados em janeiro.
Assim como a produção industrial de fevereiro, o resultado do comércio veio abaixo do esperado pelo mercado, mostrando uma reação mais lenta da economia. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,8% na comparação mensal e de avanço de 3,5% sobre o mesmo mês do ano anterior. O principal impacto negativo nas vendas do varejo na passagem de janeiro para fevereiro, segundo o IBGE, foi do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou -0,6%. A queda compensou o avanço que o setor havia registrado no mês anterior, que foi de 2,3%.
Apesar da queda na comparação com janeiro, a gerente da pesquisa do IBGE, Isabella Nunes, destacou que o comércio varejista mantém trajetória de recuperação. O indicador que aponta para este cenário, segundo a pesquisadora, é o do acumulado em 12 meses. "Sinaliza uma recuperação iniciada em outubro de 2016 em praticamente todas atividades”, afirmou. Isabella acrescentou que, entre as atividades, super e hipermercados é o que tem o maior impacto nesta recuperação.
Fonte: G1
Imagem: Arquivo

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:comparação, fevereiro, comércio, recuperação, ibge, janeiro e avanço265 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out