Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Verão em SC promete temperaturas elevadas e atuação intensa do El Niño#

🔀


Os catarinenses podem se preparar para um verão escaldante em 2023/24, de acordo com a previsão climática divulgada pela Epagri/Ciram para o trimestre compreendido entre dezembro, janeiro e fevereiro. A estimativa aponta que as temperaturas em Santa Catarina devem permanecer acima da média climatológica durante a estação.

A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, destaca que, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, as massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração sobre o estado. Essa condição resultará em dias consecutivos de temperatura elevada, inclusive durante a noite. Ondas de calor também estão previstas para a estação, indicando um verão marcado pelo calor intenso.

No que diz respeito à precipitação, a previsão para o trimestre indica valores próximos ou acima da média climatológica. Em dezembro, a chuva ocorrerá de forma irregular, associada ao processo de convecção característico do verão, com pancadas passageiras e isoladas devido ao aquecimento da tarde. Entretanto, em janeiro e fevereiro, os totais de chuva devem diminuir, aproximando-se mais da média histórica, conforme aponta a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram.

Um dos protagonistas desse cenário climático será o El Niño, que se espera que atue de maneira intensa durante os próximos meses, atingindo seu pico máximo neste verão. Essa condição eleva o risco de eventos extremos, como chuvas intensas e totais elevados em curtos intervalos de tempo, além de temporais com raios, granizo e ventania.

Vale destacar que o El Niño persistirá ao longo de todo o verão 2023/24 e estenderá sua influência até o outono de 2024. Os indicadores, como a Temperatura da Superfície do Mar (TSM), demonstraram elevações significativas em todo o Pacífico Equatorial nos meses de outubro e novembro de 2023, alcançando anomalias positivas entre 2,0°C e 3,5°C em novembro.

O post Verão em SC promete temperaturas elevadas e atuação intensa do El Niño apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/verao-em-sc-promete-temperaturas-elevadas-e-atuacao-intensa-do-el-nino/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:verão, niño, meses, média, devem, fevereiro e janeiro307 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out