Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Você sabia que existe um suplemento para ajudar em diferentes tipos de patologias degenerativas do sistema nervoso central?#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Você sabia que existe um suplemento para ajudar em diferentes tipos de patologias degenerativas do sistema nervoso central?
Veja também
🔀


A fosfatidilserina, ou PS para abreviar, é um membro de uma classe de compostos químicos conhecidos como fosfolipídios. A PS é um componente essencial em todas as nossas células; especificamente, é o componente principal da membrana celular. A membrana celular é um tipo de "pele” que rodeia as células vivas. Além de manter as células intactas, esta membrana desempenha funções vitais como mover os nutrientes para as células e bombear os produtos de desgaste para fora delas. A PS desempenha um papel importante em muitas destas funções.

Boa evidência sugere que a PS pode ajudar com a função mental diminuída e a depressão em idosos e é amplamente utilizada para esse fim na Itália, Escandinávia e outras partes da Europa. A PS também tem sido comercializada como um "estimulante cerebral” para pessoas de todas as idades e diz-se que aguça a memória e aumenta a habilidade de pensar. No entanto, a evidência que apoia esse uso é contraditória.

Nota: Existe um aviso importante a considerar sobre os estudos de PS. Virtualmente, todos esses estudos usaram fontes animais de PS, um produto que não está mais disponível. Os produtos atualmente disponíveis são feitos de produtos vegetais e podem não funcionar de forma idêntica.

Fontes
Seu corpo produz toda a PS de que precisa. No entanto, a única forma de obter uma dose terapêutica de PS é tomar um suplemento. A PS foi originalmente produzida do cérebro de vacas e todos os estudos aqui descritos usaram essa forma. No entanto, porque as células do cérebro animal poderiam abrigar vírus, essa forma não está mais disponível. A maioria da PS hoje em dia é feita de soja ou de outras fontes vegetais. Existem razões para esperar que a PS produzida de uma fonte vegetal funcione de forma muito semelhante à PS feita do cérebro das vacas, e alguns estudos animais sugerem que ela é muito eficaz. No entanto, em testes preliminares com humanos, as PS feitas de soja e repolho não conseguiram demonstrar ser benéficas. Resumo final: hoje não sabemos se a fonte vegetal moderna para a PS é realmente eficaz.

Doses Terapêuticas
Com o objetivo de melhorar a função mental, a PS é geralmente tomada em doses de 100 mg, de 2 a 3 vezes ao dia. Depois que o máximo efeito é alcançado, a dose pode ser reduzida para 100 mg por dia sem perder nenhum benefício relatado. A PS pode ser tomada com ou sem alimentos. Quando tomada para propósitos esportivos, às vezes os atletas tomam até 800 mg por dia.

Usos Terapêuticos
Evidência significativa de vários estudos duplo-cegos sugere que a fonte animal de PS é um tratamento eficaz para a doença de Alzheimer e outras formas de declínio mental relacionado à idade. A PS é amplamente comercializada como um tratamento comum para a perda de memória relacionada à idade, tecnicamente conhecida como Redução Cognitiva Relacionada à Idade (ARCD) ou Dano à Memória Associado à Idade (AAMI), e há alguma evidência de que pode funcionar. Em estudos de declínio mental grave, a PS parece ter sido igualmente eficaz se a causa foi a doença de Alzheimer ou algo não relacionado (pequenos derrames múltiplos). Isso realmente sugere que a PS pode ter um impacto positivo no cérebro que não é específico para qualquer doença. A partir dessa observação, não é difícil suspeitar que ela possa ser útil para problemas muito menos graves com a memória e a função mental, como aqueles que parecem ocorrer em quase todos nós depois dos 40 anos. Além disso, um estudo duplo-cego descobriu que a fonte animal de fosfatidilserina poderia aumentar a função mental em indivíduos com uma leve perda de memória relacionada à idade, apesar de formas de PS feitas de vegetais não terem sido encontradas eficazes até o momento. Em questões semelhantes, a PS foi proposta para estimular a função mental em pessoas jovens, mas não há evidências diretas totais de que ela seja eficaz. Também a PS pode ser útil para a depressão.

Qual é a Evidência Científica para a Fosfatidilserina?
Doença de Alzheimer e outras formas de demência No geral, a evidência da PS de fonte animal na demência é bastante forte. Estudos duplo-cegos que abrangeram um total de 1.000 pessoas sugerem que a fosfatidilserina é um tratamento eficaz para a doença de Alzheimer e outras formas de demência. O maior desses estudos acompanhou 494 idosos no nordeste da Itália por um período de 6 meses. Todos eles sofriam de declínio mental de leve a grave, conforme medido por testes padronizados. O tratamento consistiu em 300 mg por dia de PS ou um placebo. O grupo que tomou PS se saiu significativamente melhor em ambas as áreas, comportamento e função mental, do que o grupo do placebo. Os sintomas de depressão também melhoraram.

Dr. Elpidio Borroto Gonzalez, Médico Auditor com Formação Internacional
Com um sólido background em medicina pela Universidade de Ciências Médicas de Cienfuegos, Cuba, Dr. Elpidio se destaca pela sua experiência inicial em neurocirurgia e estudos em neurofisiologia no renomado Instituto Nacional de Neurologia de Havana, Cuba. Atualmente em Chapecó (SC), ele concluiu com êxito a revalidação de seu diploma médico no Brasil, um marco em sua carreira que promove a integração de conhecimentos médicos internacionais ao cenário brasileiro. Além de suas credenciais acadêmicas, Dr. Elpidio é certificado em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular pela American Heart Association, evidenciando seu compromisso contínuo com a excelência e a atualização profissional. Fluentemente trilíngue, sua jornada é um exemplo da valiosa contribuição de profissionais da saúde com experiência internacional para a medicina no Brasil.

Siga no Instagram: Elpidio Borroto Gonzalez Sandy

O post Você sabia que existe um suplemento para ajudar em diferentes tipos de patologias degenerativas do sistema nervoso central? apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/clic-saude/voce-sabia-que-existe-um-suplemento-para-ajudar-em-diferentes-tipos-de-patologias-degenerativas-do-sistema-nervoso-central/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:estudos, mental, eficaz, função, pode, evidência e idade947 palavras9 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out