Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

VÍDEO: Enchente, visita do Governador e construção de túnel em cidade no Oeste de SC#

🔀


Xanxerê, uma cidade marcada por desafios ambientais, está prestes a vivenciar uma significativa transformação. O prefeito Oscar Martarello anunciou recentemente a retomada da construção de um túnel fundamental para o manejo de águas pluviais.

Este projeto, paralisado anteriormente devido à falta de recursos e a necessidades emergenciais causadas por enchentes, ganha agora novo impulso com a promessa de apoio do governador Jorginho Mello.

O túnel, com um orçamento de mais de R$ 12 milhões, estende-se por 800 metros e será construído a uma profundidade de 50 metros. Seu trajeto estratégico atravessará o centro da cidade, desviando o fluxo de água do ponto mais crítico e prevenindo o transbordamento do rio local.

Esta infraestrutura é parte de um plano maior de prevenção de enchentes em Xanxerê, que inclui a construção de cinco bacias de contenção adicionais. A visita do governador Jorginho Mello a Xanxerê nesta manhã, após sua viagem de Buenos Aires, reafirmou o compromisso do governo estadual com a região.

Em um anúncio feito no Auditório da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani), ele prometeu um aporte de aproximadamente R$ 6 milhões para o projeto, correspondendo a metade do orçamento necessário. A discussão sobre o túnel foi acompanhada por debates a respeito da barragem de José Boiteux e a eficácia do radar meteorológico de Chapecó.

Em outubro, uma polêmica envolvendo a comunidade indígena local e o fechamento da barragem chamou atenção para a necessidade de medidas preventivas mais efetivas contra enchentes. Além disso, a precisão das previsões meteorológicas foi questionada, tendo em vista que a gravidade das últimas enchentes superou as expectativas iniciais, apesar dos alertas emitidos.

O projeto do túnel, juntamente com as bacias de contenção, é visto como uma solução de longo prazo para o risco de enchentes na capital do Alto Irani. A prefeitura de Xanxerê, trabalhando em conjunto com o governo estadual e federal, espera que a ordem de serviço para o início da construção seja emitida nos primeiros meses do próximo ano.






Ver essa foto no Instagram


Uma publicação compartilhada por ClicRDC (@clicrdc)


O post VÍDEO: Enchente, visita do Governador e construção de túnel em cidade no Oeste de SC apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/seguranca-publica/video-enchente-visita-do-governador-e-construcao-de-tunel-em-cidade-no-oeste-de-sc/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:enchentes, túnel, construção, xanxerê, clicrdc, governador e projeto357 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out