Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Chapecó utiliza drone para combate à dengue#

🔀


O município de Chapecó, situado no oeste de Santa Catarina, desenvolveu uma abordagem inovadora na luta contra a disciplina do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Enfrentando um cenário propício para o aumento dos focos do mosquito devido ao calor e à chuva dos últimos dias, as equipes de saúde da cidade agora contam com a ajuda de drones para intensificar as ações de combate.

Além das visitas domiciliares, palestras, orientações e interações com os moradores realizadas rotineiramente pelos Agentes de Combate às Endemias, o uso de drones tornou-se uma ferramenta adicional para fiscalizar locais de difícil acesso e identificar potenciais criadores de mosquitos.

A coordenadora da Vigilância Ambiental de Chapecó, Karina Giachini, informou que as operações com drones ocorreram nos dias 25 e 26 deste mês nos bairros Maria Goretti e Presidente Médici, resultando na identificação de 43 situações de risco. A maioria dessas situações envolve caixas d’água sem tampa, piscinas sem tratamento e lajes com acúmulo de água parada.

O uso dos drones é especialmente relevante em áreas com alta concentração de edifícios e onde é mais difícil encontrar os moradores em casa durante uma semana. Karina Giachini ressaltou: "O drone é uma alternativa para a realização dos trabalhos. Depois dessa vistoria, as equipes procuram os locais que apresentam problemas, notificam os moradores e estabelecem prazos para a regularização das questões específicas”.

O Secretário de Saúde, Jader Danielli, enfatizou a dedicação das 89 equipes de Agentes de Combate às Endemias de Chapecó, que atuam diariamente nas ações de combate à dengue, com visitas domiciliares, palestras e mutirões para orientar a população e prevenir a propagação da doença . Ele comentou: "Nossas equipes trabalham diariamente para informar os chapecoenses, e ações como o uso de drones visam fortalecer ainda mais o trabalho realizado”.

Estatísticas da Dengue em Chapecó

Segundo o último boletim epidemiológico, Chapecó não registrou novos focos do mosquito Aedes Aegypti na última semana, mantendo o total de 1.036 focos identificados no ano. O município também registrou 197 casos positivos da doença, com 2.929 casos testados, 2.713 resultados negativos e 20 aguardando resultados.

Sintomas da Dengue e Dicas Importantes

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e nas articulações, dor retroorbitária, manchas pelo corpo (presentes em 50% dos casos), perda de apetite, náuseas e vômitos.

Algumas dicas importantes para prevenir a prevenção do mosquito Aedes Aegypti incluem o armazenamento adequado e a destinação correta do lixo, a eliminação de recipientes que possam acumular água no ambiente, a manutenção da caixa d’água sempre limpa e tampada, a limpeza regular de pratinhos de vasos de plantas e a correta disposição de pneus velhos em borracharias para um destino adequado.

Com o uso de drones e o comprometimento das equipes de saúde e da população, Chapecó está intensificando seus esforços para combater a dengue e garantir um ambiente mais seguro para seus moradores.








O post Chapecó utiliza drone para combate à dengue apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/saude/chapeco-utiliza-drone-para-combate-a-dengue/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:dengue, chapecó, drones, combate, equipes, água e uso484 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out