Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

ClicRDC conversa com especialista sobre segurança dos trabalhadores; ASSISTA#

🔀


A preocupação com a segurança dos trabalhadores nas obras de Chapecó tem se intensificado, principalmente pela morte de um jovem trabalhador de 19 anos que ocorreu em Chapecó. O trabalhador sofreu uma queda de aproximadamente 24 metros de altura em uma construção.

Para entender melhor essa questão, o ClicRDC entrevistou a Ana Paula Muller, professora, especialista e mestre em engenharia de segurança do trabalho, confira:

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por ClicRDC (@clicrdc)

Dentre as principais causas de morte ou acidentes graves na construção, destacam-se a eletricidade, soterramento e trabalho em altura. É fundamental estar ciente das normas estabelecidas pela legislação, como a NR 1, que determina a priorização da eliminação dos fatores de risco e a adoção de medidas de proteção coletiva e individual.

A legislação também estabelece direitos e responsabilidades tanto para empregadores quanto para trabalhadores. O direito de recusa, por exemplo, permite que o trabalhador interrompa suas atividades ao constatar um risco grave e iminente para sua vida e saúde, devendo informar imediatamente ao superior hierárquico.

Todo trabalhador deve receber informações detalhadas sobre os riscos ocupacionais, meios de prevenção e procedimentos em emergências ao ser admitido ou mudar de função. Essas informações podem ser transmitidas durante treinamentos ou por meio de diálogos de segurança.

A NR 18, que se aplica às atividades da indústria da construção, estabelece normas específicas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. Para mais detalhes, confira o documento completo da NR 18 no link: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/nr-18-atualizada-2020.pdf

O post ClicRDC conversa com especialista sobre segurança dos trabalhadores; ASSISTA apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/clicrdc-conversa-com-especialista-sobre-seguranca-dos-trabalhadores-assista/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:clicrdc, segurança, normas, trabalhador, trabalhadores, trabalho e construção286 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out