Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Com 149 municípios de SC afetados pelas chuvas, Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Com 149 municípios de SC afetados pelas chuvas, Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos
Veja também
🔀


Santa Catarina enfrenta um cenário desafiador com 149 municípios registrando ocorrências relacionadas às chuvas desde o dia 4 de outubro. Até o momento, 133 municípios declararam situação de emergência, enquanto as cidades de Rio do Sul e Taió se encontram em estado de calamidade pública. O novo relatório da Defesa Civil, divulgado às 18h desta terça-feira, 17, destaca não apenas a extensão dos estragos, mas também alerta para mais adversidades meteorológicas.

O evento de abertura do 3º Curso de Táticas Policiais promovido pelo 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron) na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) em São Miguel do Oeste contou com a presença de notáveis autoridades, incluindo o subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Alessandro José Machado. Além disso, estiveram presentes o comandante do 9º CRPM/Fron, coronel Ricardo Alexandre Sabatini Silva, e o comandante do 11º BPM/Fron, tenente-coronel Alciones Pulga.

O curso tem por objetivo preparar 30 policiais militares de todo o estado de Santa Catarina para atuarem em missões específicas de alto risco e prestar atendimento preliminar em ocorrências de altíssimo risco. O programa abrange um total de 120 horas/aula e inclui disciplinas variadas, como patrulhamento tático, primeira intervenção em ocorrências de crise, atuação policial armada, técnicas de abordagem policial, gestão de multidões, patrulhamento rural e tiro. Esta edição marca a terceira realização do curso, sendo as edições anteriores promovidas em 2001 e 2008.

No entanto, a situação das chuvas em Santa Catarina permanece delicada, com riscos significativos de deslizamentos, quedas de blocos e fluxos de detritos. De acordo com o relatório, a probabilidade de deslizamentos é classificada como ALTA em regiões do Oeste e Meio Oeste, principalmente nas áreas limítrofes com o Rio Grande do Sul e em toda a faixa litorânea do estado, incluindo parte da Grande Florianópolis. Além disso, o risco é considerado MUITO ALTO em municípios do Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Sul.

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de movimentações de terra mesmo durante períodos de ausência de chuvas, devido ao solo já saturado e a redução dos níveis de água. Portanto, é essencial que a população esteja atenta a sinais de deslizamentos de terra, como inclinação de cercas, muros, postes e árvores, água e protuberâncias na base de encostas, sons anormais, como estalos na encosta, rachaduras em encostas, paredes, portas e janelas emperradas, além de águas mais turvas do que o normal.

O relatório da Defesa Civil também emitiu um aviso hidrológico, indicando risco de inundação dos rios Uruguai e Chapecó. As chuvas recentes elevaram rapidamente os níveis do rio Uruguai e seus afluentes na região Oeste de Santa Catarina e no Norte do Rio Grande do Sul. Esse aumento, combinado com a previsão de mais chuvas, representa risco muito alto de inundações em municípios como Itapiranga, Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Caibi e Mondaí.

O monitoramento meteorológico destaca chuvas intensas nas últimas 24 horas, com acumulados entre 110 e 150 mm, principalmente no Oeste e Extremo-Oeste do estado. No centro-leste de Santa Catarina, o tempo permanece nublado, com chuvas mais leves e acumulados de até 15mm nas últimas 6 horas. Para a noite, são esperados temporais isolados na região, especialmente entre o Grande Oeste e o Planalto Norte. A mudança do vento para o quadrante Sul no Centro e Leste do estado diminuirá a instabilidade e resultará em uma queda nas temperaturas. A população deve permanecer alerta e seguir as orientações das autoridades para garantir sua segurança durante esse período crítico.

O post Com 149 municípios de SC afetados pelas chuvas, Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/com-149-municipios-de-sc-afetados-pelas-chuvas-defesa-civil-alerta-para-risco-muito-alto-de-deslizamentos/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:chuvas, oeste, risco, catarina, santa, estado e sul608 palavras6 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out