Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Dia do Extensionista: valorizando a agricultura familiar em Santa Catarina#

🔀


O Dia do Extensionista, celebrado em 6 de dezembro no Brasil, destaca o papel fundamental desses profissionais na promoção da agricultura familiar e na garantia da segurança alimentar do país. Em Santa Catarina, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) tem desempenhado um papel crucial na formação e capacitação de jovens agricultores, contribuindo para a redução do êxodo rural e fortalecendo a produção de alimentos.

A Ação Jovem Rural e do Mar, iniciada pela Epagri em 2012, é um exemplo notável desse esforço. O programa oferece capacitação não formal a jovens entre 18 e 29 anos, alternando períodos de treinamento nos Centros de Treinamento da Empresa e períodos práticos nas propriedades, onde recebem apoio dos extensionistas para aplicar os conhecimentos adquiridos. Desde seu início, aproximadamente três mil jovens foram capacitados, e 93% deles optaram por permanecer nas propriedades, conduzindo as atividades com suas famílias.

Os cursos abordam temas técnicos e de gestão, proporcionando aos participantes conhecimentos práticos essenciais para a administração eficaz das propriedades. Além disso, a Epagri, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, disponibiliza políticas públicas específicas para apoiar investimentos nas propriedades e aquisição de equipamentos, totalizando cerca de R$10 bilhões liberados para jovens rurais e pesqueiros de 2013 até agosto de 2023.

A extensionista social da Epagri em São Joaquim, Cristiane Lopes Couto, destaca o desafio e a recompensa de trabalhar com jovens rurais. "Eles são decididos, sabem o que querem e a maioria é focada em seus objetivos. Cabe a nós, extensionistas, mostrar as diversas possibilidades que têm para empreender dentro de suas propriedades”, ressalta.

O presidente da Epagri, Tarcísio Rosa, enfatiza a importância do extensionista na promoção do desenvolvimento territorial sustentável. "Esses profissionais desempenham um papel crucial na educação não formal, promovendo processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades agropecuárias e não agropecuárias. A Epagri está comprometida em fornecer as ferramentas e o suporte necessários para o desenvolvimento da agricultura familiar em Santa Catarina”, afirma.

A trajetória de sucesso de jovens como Érica Cardoso, vencedora do concurso gastronômico dos produtos com Indicação Geográfica da Serra Catarinense, e do casal Mariana dos Santos Valdrich e Gustavo Zemann, que diversificou suas atividades agrícolas após participar do curso da Epagri, destaca o impacto positivo da extensão rural na vida dos agricultores.

O Dia do Extensionista é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais dedicados, que desempenham um papel vital na construção de um futuro promissor para a agricultura em Santa Catarina.

O post Dia do Extensionista: valorizando a agricultura familiar em Santa Catarina apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/dia-do-extensionista-valorizando-a-agricultura-familiar-em-santa-catarina/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:epagri, jovens, propriedades, catarina, santa, agricultura e extensionista424 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out