Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Polícia Científica de Santa Catarina atua na proteção da biodiversidade do estado#

🔀


No contexto das recentes comemorações do Dia Internacional das Florestas e da Árvore, 21, e Dia dos Animais, 14, a Polícia Científica do estado desempenha um papel importante na proteção da biodiversidade catarinense, com suas atividades de perícia ambiental e medicina veterinária legal.



Perícia Ambiental

O setor de perícia ambiental é crucial na identificação e no combate aos crimes ambientais, periciando locais de desmatamento, ocupações ilegais e poluição. Seu objetivo é não apenas documentar os vestígios, mas também avaliar os danos ao meio ambiente. As equipes realizam perícias em locais suspeitos de infrações, para apurar danos como desmatamento, ocupações ilegais e poluição.
As tecnologias utilizadas são de ponta, como drones e softwares de geoprocessamento, para mapear áreas afetadas e analisar os impactos. Além disso, análises laboratoriais de água e efluentes complementam o trabalho, fornecendo dados sobre contaminação dos recursos naturais.

No decorrer de 2022, foram emitidos 1.003 laudos periciais da área de perícia ambiental. Em comparação, o ano de 2023 teve um salto quantitativo nessa produção, com um total de 1.565 laudos emitidos, evidenciando um aumento da demanda desse tipo de perícia, juntamente com o esforço do trabalho dos servidores

Medicina veterinária legal

No campo da medicina veterinária legal, a Polícia Científica investiga casos de maus-tratos e caça ilegal, buscando as possíveis vestígios relacionados. A perícia materializa as evidências e, a partir do laudo pericial, encaminha para os órgãos que responsabiliza e pune os autores. Em 2023, a Polícia Científica de Santa Catarina emitiu mais de 200 laudos relacionados a crimes contra a fauna, demonstrando seu compromisso com a justiça e o bem-estar animal.



Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina

O post Polícia Científica de Santa Catarina atua na proteção da biodiversidade do estado apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/policia-cientifica-de-santa-catarina-atua-na-protecao-da-biodiversidade-do-estado/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:perícia, científica, polícia, ambiental, catarina, santa e laudos282 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out