Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Santa Catarina tem alerta de chuva intensa e temporais com granizo#

🔀


Nesta segunda-feira (02), a Defesa Civil e a Epagri/Ciram divulgaram alerta de chuva intensa e temporais para todas as regiões de Santa Catarina. Conforme os órgãos estaduais, entre a próxima terça-feira (03) e a quarta-feira (04), há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.

A Epagri/Ciram divulgou que o acumulado de chuva ficará entre 80 a 130 mm, com pontuais que podem superar este valor, especialmente no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Conforme a Defesa Civil, na quinta-feira (05), as chuvas enfraquecem em todas as regiões, mas o tempo segue nublado.

Confira os comunicados:

Semana com chuva intensa e temporais com granizo

Início: 03/10/2023 às 14:00h

Fim:  04/10/2023 às 23:59h

Região: todas as regiões de SC.

Previsão: chuva intensa com totais elevados, com acumulado de 80 a 130 mm em média e com pontuais que podem superar este valor, especialmente no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Alto risco de temporais com granizo e rajadas forte de vento (acima de 60km/h).

Sistema: cavado (área de baixa pressão) e passagem de frente fria na quarta-feira (04).

Atenção: no dia 05 a chuva dá uma trégua em SC, mas retorna nos dias 06 a 08 com totais elevados.

Nota Meteorológica da Epagri – Defesa Civil

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram nesta Nota Meteorológica para informar as condições esperadas para esta semana no estado. A previsão indica uma semana marcada por temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria.

Entre a tarde desta terça (03) e a madrugada de quarta-feira (04), há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.

No decorrer desta quarta-feira o risco de tempestades com vendavais e granizo diminui, mas a chuva se mantém persistente e volumosa, podendo ultrapassar os 100 mm nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí. Nessas áreas o risco é alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Já na quinta-feira (05), as chuvas enfraquecem em todas as regiões, mas o tempo segue nublado.

Entre a sexta-feira (06) e o domingo (08), as instabilidades voltam a ganhar força entre o centro e o litoral catarinense, aparecendo de forma persistente e com acumulados elevados no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nesse período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Por conta dos volumes elevados de chuva previstos combinados ao solo encharcado, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais.

Caso seja necessário, as barragens do Alto Vale do Itajaí serão operadas para prevenir e/ou mitigar inundações na região.

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no sul do estado, sobretudo na primeira quinzena do mês.

É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações, especialmente para prazos maiores que 5 dias. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Contatos:

(48) 3664-7017 – COMAL (Coordenadoria de Monitoramento e Alertas)

(48) 3665-5008/5007 – CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)

O post Santa Catarina tem alerta de chuva intensa e temporais com granizo apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/santa-catarina-tem-alerta-de-chuva-intensa-e-temporais-com-granizo/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:chuva, sul, feira, risco, catarina, santa e temporais663 palavras7 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out