Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

VÍDEO: Iniciativa inovadora em gestão de resíduos sólidos: Programa Penso Logo Destino#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. VÍDEO: Iniciativa inovadora em gestão de resíduos sólidos: Programa Penso Logo Destino
Veja também
🔀


Em meio aos crescentes desafios ambientais enfrentados pela sociedade contemporânea, uma iniciativa destaca-se no cenário brasileiro pela sua abordagem inovadora e estratégica na gestão de resíduos sólidos. O programa "Penso Logo Destino”, coordenado por Cícero Luis Brasil, engenheiro agrônomo atuante na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e Renato Muniz, coordenador regional do IMA em Chapecó, propõe uma nova perspectiva na conscientização e educação ambiental, abrangendo 47 municípios na região de Chapecó.

Uma visão ampliada do meio ambiente
A premissa do programa é clara: repensar a relação da sociedade com o meio ambiente, não apenas em termos de proteção das árvores, da água e dos animais, mas reconhecendo o ser humano como o maior beneficiário de uma gestão ambiental eficaz. "A gente não é educado a pensar o meio ambiente”, afirma Brasil, destacando a importância de uma mudança de paradigma que coloque o ser humano no centro das discussões e práticas ambientais.

Educação ambiental e responsabilidade social
O "Penso Logo Destino” visa a promover a educação ambiental desde o ambiente doméstico até o corporativo, incentivando práticas de reciclagem e uma conscientização sobre a política nacional de resíduos sólidos, instituída pela Lei 12.305 de 2010. Muniz enfatiza a lacuna de conhecimento existente tanto entre a população quanto entre gestores municipais sobre a correta destinação de resíduos, apontando para a necessidade de uma maior difusão das diretrizes e práticas previstas na legislação.

Logística reversa: Pilar central
Um dos aspectos centrais do programa é a promoção da logística reversa, especialmente para itens que contêm componentes altamente poluentes. Esta abordagem não apenas minimiza o impacto ambiental mas também aborda questões cruciais de saúde pública, como a correlação entre a manipulação inadequada de resíduos e o aumento do risco de doenças, exemplificado pelo atual surto de dengue.

Parcerias e mobilização comunitária
Reconhecendo a complexidade da gestão de resíduos sólidos, o programa busca estabelecer parcerias estratégicas com municípios, visando facilitar a destinação correta de materiais recicláveis e não recicláveis. Através de uma campanha de inscrição gratuita promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, o "Penso Logo Destino” almeja uma mobilização ampla, envolvendo diversos setores da sociedade em prol de uma causa comum.

Um caminho para o futuro
Com o "Penso Logo Destino”, Cícero Luis Brasil e Renato Muniz não apenas propõem uma solução para o gerenciamento de resíduos sólidos, mas também trazem à tona a discussão sobre a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Este programa representa um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável, evidenciando o papel crucial da educação ambiental e da participação comunitária na construção de uma sociedade mais consciente e responsável.






Ver essa foto no Instagram


Uma publicação compartilhada por ClicRDC (@clicrdc)



O post VÍDEO: Iniciativa inovadora em gestão de resíduos sólidos: Programa Penso Logo Destino apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/video-iniciativa-inovadora-em-gestao-de-residuos-solidos-programa-penso-logo-destino/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:resíduos, ambiental, ambiente, programa, destino, penso e sólidos465 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out