Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

VÍDEO: Rachadura na barragem de Taió? Prefeitura desloca moradores#

🔀


A situação da barragem de Taió, localizada no estado de Santa Catarina, vem chamando a atenção nas últimas semanas, gerando preocupações e inquietações entre a população local e autoridades. A série de reportagens que abordaram a abertura de comportas desta barragem apresenta um cenário de tensão e urgência. Mas uma questão permanece: há rachaduras na estrutura dessa barragem?

Diversos veículos de comunicação reportaram o apelo do prefeito de Taió sobre a necessidade de abertura das comportas da barragem. Segundo relatos, a situação estaria "no limite”, o que sugere um nível de água extremamente elevado. Essa pressão pode, em teoria, aumentar os riscos de danos estruturais.

Além disso, um vídeo divulgado mostra o prefeito de Taió acusando a Defesa Civil de Santa Catarina de não abrir a barragem para proteger a cidade de Blumenau. Tal acusação traz consigo uma série de implicações, pois sugere que haveria prioridades regionais em detrimento da segurança dos habitantes de Taió.

Os moradores de Taió também não se mantiveram silentes. Reportagens indicam que eles pediram socorro e exigiram a abertura das comportas, temendo uma potencial ameaça à cidade devido ao nível elevado da água na barragem.

O governo do estado de Santa Catarina, por sua vez, divulgou que a abertura das comportas das barragens foi realizada de forma gradual, visando reduzir os níveis dos reservatórios. Este movimento sinaliza que havia, de fato, uma necessidade de controle e manejo do volume de água.

Entretanto, apesar do alvoroço e da série de notícias relacionadas ao tema, nenhuma das reportagens consultadas mencionou explicitamente a presença de rachaduras na estrutura da barragem. Seria essa uma omissão preocupante, ou simplesmente a barragem, apesar de seu nível elevado de água, não apresentou danos estruturais visíveis?

A verdade é que a discussão envolvendo a barragem de Taió aponta para uma questão mais ampla: a importância de se ter infraestruturas seguras e bem monitoradas, especialmente quando elas têm o potencial de afetar milhares de vidas. A população, assim como as autoridades, deve estar sempre atenta e exigir transparência nas informações e ações preventivas eficazes.

Por enquanto, resta a expectativa e a vigilância, na esperança de que medidas adequadas sejam tomadas e que a segurança de todos seja priorizada.





Ver essa foto no Instagram



Uma publicação compartilhada por ClicRDC (@clicrdc)


O post VÍDEO: Rachadura na barragem de Taió? Prefeitura desloca moradores apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/video-rachadura-na-barragem-de-taio-prefeitura-desloca-moradores/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:barragem, taió, água, comportas, abertura, clicrdc e essa390 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out