Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Crescimento até 2026: economia, inflação e BNDES na copresidência dos bancos de desenvolvimento#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Crescimento até 2026: economia, inflação e BNDES na copresidência dos bancos de desenvolvimento
Veja também
🔀


O Brasil está no centro de importantes desenvolvimentos econômicos e ambientais. O crescimento do PIB, a gestão da inflação, a liderança em iniciativas de desenvolvimento global e o crescente mercado de orgânicos são indicativos de um país em uma encruzilhada crítica. As ações tomadas agora podem definir a trajetória do Brasil e sua influência no cenário global nos próximos anos.

Crescimento econômico e inflação
O panorama econômico do Brasil apresenta sinais de crescimento e desafios inflacionários. A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 aumentou para 2,92%, superando a estimativa anterior de 2,84%. Este otimismo se estende até 2026, com expectativas de crescimento sustentado. Notavelmente, o PIB do terceiro trimestre de 2023 superou os níveis pré-pandemia, marcando um aumento histórico.

Por outro lado, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mostra um quadro misto. Apesar de uma ligeira redução na projeção para 2023, de 4,54% para 4,51%, a inflação acumulada no ano atingiu 3,75%, ultrapassando o centro da meta inflacionária do Banco Central.

Política monetária e o dólar
O Comitê de Política Monetária (Copom) estabeleceu a taxa Selic em 12,25% ao ano, com expectativas de um corte de 0,5 ponto percentual. A taxa Selic, que teve um histórico de elevações consecutivas, é um instrumento crucial na luta contra a inflação. Em relação ao câmbio, o mercado prevê que o dólar fechará 2023 a R$ 4,95, com um ligeiro aumento projetado para 2024.

BNDES e o D20
No cenário internacional, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assumiu a copresidência do D20, um grupo dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo. Este fato, inédito para o BNDES, ocorre em conjunto com a presidência do Brasil no G20. O D20 foca na crise climática e transição energética, promovendo investimentos em infraestrutura e cidades sustentáveis. Este papel central do BNDES no D20, paralelamente à liderança do Brasil no G20, enfatiza a importância do país na formulação de políticas financeiras globais e estratégias de desenvolvimento sustentável.

Crescimento do mercado de orgânicos
Dentro do país, o mercado de produtos orgânicos mostra um crescimento impressionante, com um aumento de 30% nas vendas em 2020. Uma pesquisa conjunta da UFRGS e UTFPR ressalta o crescimento significativo deste setor desde 2003. Contudo, desafios persistem, incluindo a necessidade de melhor compreensão da oferta e demanda, além de desafios logísticos e de certificação que afetam os preços.

Perspectivas futuras
A agricultura orgânica e a agroecologia são vistas como elementos chave na luta contra as mudanças climáticas. A agricultura familiar, em particular, é destacada como um agente de mudança ambiental. A necessidade de políticas públicas eficazes, juntamente com investimentos em tecnologia e infraestrutura adequada, são vitais para sustentar o crescimento do mercado de orgânicos e enfrentar os desafios ambientais.

O post Crescimento até 2026: economia, inflação e BNDES na copresidência dos bancos de desenvolvimento apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/gestao-e-negocios/crescimento-ate-2026-economia-inflacao-e-bndes-na-copresidencia-dos-bancos-de-desenvolvimento/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:crescimento, inflação, bndes, mercado, desenvolvimento, brasil e d20461 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out